TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA I

Por:   •  19/9/2021  •  Artigo  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

FICHA DE LEITURA

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA II

PROFESSOR: Dr. Rafael Rodrigues da Franca

Discente: Polo:

Data:

1. Referência Bibliográfica do texto (ABNT):

LUIZ, Rose Mari Durigan, Aplicação didática para o ensino da Geografia Física através da construção e utilização de maquetes, Revista Discente Expressões Geográficas, nº 05, ano V, p. 174. Florianópolis, maio de 2009.

2. Objetivo (s) do texto:

Os objetivos gerais é a busca por práticas inovadoras onde o aluno desenvolva o interesse pelo estudo da geografia física, com entendimento da dinâmica e a gênese das formas do relevo, conhecendo os fatores que se relaciona entre estas formas (bioclimáticos, pedológicos, geológicos e antrópicos) e que interferem no dinamismo da sua evolução são fundamentais para os processos cognitivos dos mesmos através de práticas didáticas.

3. Conceitos principais (mínimo de 5 e máximo de 7):

Geologia: é uma das ciências da Terra que se dedica ao estudo da crosta terrestre;

Geomorfologia: é um ramo da Geografia que estuda as formas da superfície terrestre;

Clima: Fenômenos como frentes frias, tempestades, furacões e outros estão associados tanto às variações meteorológicas preditas pelas leis físicas determinísticas, assim como a um conjunto de variações aleatórias como temperatura, precipitação, vento, umidade, pressão do ar cuja principal ferramenta de investigação é a estatística.

Solo: O solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo do tempo Hidrografia: Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta Terra. O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange, portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios;

Vegetação; Vegetação é um termo geral para a vida vegetal de uma região; isso se refere às formas de vida que cobrem os solos, às estruturas espaciais ou qualquer outra medida específica ou geográfica que possua características botânicas. É mais amplo que o termo flora, que se refere exclusivamente à composição das espécies.

4. Estrutura e linha de desenvolvimento do texto (breve síntese):

O texto visa o ensino da Geografia, que se constitui em uma preocupação recorrente para os professores que buscam contribuir para uma educação de qualidade, comprometida com a formação de novos cidadãos, visto a importância de se estudar a natureza (relevo, solo, vegetação, hidrografia), como recurso didático a confecção de maquetes interativas auxiliando o aluno no seu desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com