TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA

Dissertações: PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

L’Enfant Sauvage

O filme L’Enfant Sauvage, de François Truffout, ano de 1970, conta a história de um menino de 11 ou 12 anos, que vive em uma floresta, onde um dia foi descoberto por uma senhora moradora de algum lugar próximo onde o menino se encontrava. Pediu ajuda de alguns homens, que com muita dificuldade capturaram o menino, que apresentava um comportamento extremamente agressivo e arredio. Chamaram um médico,que após uma avaliação, observou que se tratava de um menino que possuía um alto grau de inteligência, para um menino que passou muitos anos longe do contato com outras pessoas. O menino não “fala e não ouve” aparentemente, possui o olfato mais desenvolvido do que os outros sentidos. Levaram o menino à Paris, para Instituto de Surdos Mudos, onde conheceu o Dr.Jean Itard que providenciou a guarda do menino para que pudesse passar mais tempo com ele, tendo a oportunidade de ajudá-lo a iniciar uma nova aprendizagem e tentar deixá-lo sociável.

Dr. Itard tinha uma dedução de como o menino chegou àquelas condições, após alguns exames no menino observaram que ele tinha uma cicatriz no pescoço, que provavelmente teria sido feita por algo pontiagudo, acredita-se que ele teria sido abandonado entre 3 à 4 anos de idade e que estaria possivelmente morto, mas consegui sobreviver e ficou em total isolamento durante muitos anos. Esse isolamento fez com que o menino esquecesse tudo que aprendeu quando pequeno e passou toda sua infância sem conseguir desenvolver etapas importantes para seu desenvolvimento ao longo de sua vida.

Possuía aparência normal, tinha a pele escurecida, era indiferente a ruídos altos, mas era sensível a ruídos fracos. Não tinha a compreensão da fala, ouvia e via sem discernimento algum do que via ou ouvia. O Dr. Itard trabalhou incessantemente com o menino, tentava deixá-lo sensível à temperatura, até que ele consegui fazer com que o menino sentisse a necessidade da roupa, ensinou a ter uma postura mais ereta, usar roupas, sentar na mesa, comer com talher, entre outros, todos os experimentos que fazia com o menino eram muitas vezes repetidos, por muitas vezes sem sucesso, passou a praticar exercícios que pudessem identificar que o menino estava desenvolvendo atenção e memória.

O menino mostrava suas necessidades através de gestos, com o passar do tempo e com o progresso obtido, os exercício foram ficando mais complexos, oferecia alimentos como recompensa e colocava o menino no armário como forma de punição.O Dr. Viu que sua atenção melhorava e que começava a responder ao som de “O”, decidiu lhe o nome de Victor, por ter a letra O, onde ele aprendeu que aquele som que ouvia se referia a ele, foi quando começou a atender pelo seu nome.Victor foi exposto a vários exercícios de condicionamento, apresentava um grande avanço na sua aprendizagem, mas tinha a necessidade de estar sempre em contato com seu “mundo”, onde cresceu e viveu durante muitos anos. Sua inteligência ia avançando, começava a reagir de forma que demonstrava algum sentido moral. O Dr. Itard praticou exercícios onde era punido sem merecimento, na tentativa de que Victor demonstrasse senso de justiça. E consegui alguns resultados positivos, seus sentimentos eram constantemente provocados. Até que Victor foge novamente, e retorna a floresta. Mas tarde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com