TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA - EMOÇÕES

Por:   •  13/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

CURSO: GEOGRAFIA

Explique a partir do texto Psicopatologia e desenvolvimento da aula 8: o que é consciência para Psicologia; atenção voluntária e espontânea; orientação autopsíquica e alopsíquica; sensação e percepção; memória; humor, emoções e sentimentos; vontade; conceito, juízo e raciocínio; por último a linguagem. 

Consciência: é a noção ou conhecimento que temos dos nossos atos e do ambiente em que vivemos.

Atenção voluntária: é a atenção que se faz por um ato da vontade.

Atenção espontânea: é a atenção que se volta naturalmente de modo próprio para algo novo que ocorre no momento.

Orientação autopsíquica: quando há o conhecimento da própria pessoa sobre sua identificação pessoal, seu nome, sua idade, onde mora.

Orientação alopsíquica: quando ocorre a consciência no tempo e no espaço. O individuo reconhece os fatos do presente e do passado sabe identificar a hora, o dia, o ano e tem noção do lugar em que se encontra.

Sensação e percepção: aos estímulos recebidos do ambiente através dos sentidos chamamos de sensação, enquanto a percepção é o processamento das informações captadas pelos sentidos.

Memória: é a faculdade que temos de conservar idéias ou noções anteriormente adquiridas.

Humor, emoções e sentimentos: o humor é um estado de espírito que indica como está o emocional do individuo. Já a emoção é uma experiência que tem duração breve e surge como reação a um acontecimento estando associada ao temperamento do individuo enquanto que o sentimento é a consciência íntima pela qual recebemos e sentimos as emoções.

Vontade: faculdade pela qual se determinam certos atos podendo ser favorável ou desfavorável para a pessoa.

Conceito, juízo e raciocínio: O conceito é a opinião ou entendimento que o individuo concebe através da razão. O juízo é ato do pensamento que afirma a conveniência ou desconveniência de duas idéias. O Raciocínio é o encadeamento de razões deduzidas uma das outras para chegar a uma demonstração ou raciocínio lógico.

Linguagem: meio de comunicar o pensamento ou exprimir o sentimento seja através da linguagem falada, escrita ou de sinais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com