TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paisagens Litoraneas E Urbanas

Pesquisas Acadêmicas: Paisagens Litoraneas E Urbanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  1.624 Visualizações

Página 1 de 3

Litoral é um termo que designa a faixa de terra junto à costa marítima que engloba cerca de 50 km para o interior, dependendo da legislação de cada país. O termo é um adjetivo usado para referir aquilo que diz respeito à beira-mar, é utilizada ainda muitas vezes em contraponto à palavra interior.

O litoral pode ser composto das mais diferentes paisagens. Um mesmo país pode apresentar grande variação litorânea de acordo com as características geográficas de relevo e hidrográficas da região. Nele encontram-se praias, costões e mangues

Existem dois tipos fundamentais de litoral: o tipo atlântico e o tipo pacífico. O primeiro tem estrutura de dobramento ou de falhamento oblíqua à costa. Por isso é mais rico em acidentes (cabos, pontas, baías, golfos, enseadas etc.) e as elevações do relevo formam um ângulo maior ou menor com a linha do litoral. O tipo pacífico tem a estrutura do dobramento paralela à costa. As costas do tipo atlântico são chamadas discordantes ou transversais e as do tipo pacífico, concordantes ou longitudinais.

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro – Brasil Costão rochoso com grande declividade

Manguezal Praia do Forte, Salvador.

Praia de Joaquina ,Florianópolis

Paisagens Urbanas

Grandes edifícios, trânsito de pedestres e veículos, poluição sonora, visual e principalmente do ar, são os componentes das paisagens urbanas. Neste local o clima difere consideravelmente do ambiente natural, pois existe uma maior concentração de poluentes, o que pode provocar diversas doenças à população. Na paisagem urbana, com o crescimento populacional das cidades e a falta de um planejamento urbano, a construção de edifícios foi a solução para abrigar o maior número de pessoas pelos centros urbanos. Porém, isso trouxe consequências não tão agradáveis. Um grande número de árvores foram derrubadas para dar lugar aos prédios e residências.

Uma das alternativas para valorizar a paisagem urbana é o plantio de árvores e a inserção de figuras da paisagem rural como pequenas vegetações, parques, lagos, os quais aproximam as pessoas da realidade já encontrada nos sítios e áreas verdes onde a paisagem rural impera.

Rio de Janeiro São Paulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com