TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panama

Monografias: Panama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

1 – A primeira pessoa a imaginar o canal foi o famoso explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa que, no século 16, foi o primeiro europeu a chegar ao Pacífico;

2 – O território no qual o Canal do Panamá está localizado pertencia, originalmente, à Colômbia, mas passou para as mãos da França e depois para a dos EUA antes de eventualmente ser passado para o controle do governo panamenho, em 1999;

3 – O Canal do Panamá conta com 77,1 quilômetros de comprimento e o trânsito por ele leva entre 8 e 10 horas. Antes de existir, as embarcações tinham que viajar 20 mil quilômetros até contornar a extremidade sul da América do Sul;

Com o sucesso da construção do Canal de Suez, ligando o Mar Mediterrâneo ao Golfo de Suez, era a vez de facilitar a vida dos ianques que tinham de viajar até as gélidas águas do Estreito de Magalhães no extremo sul da América para viajar da costa leste à costa oeste numa travessia arriscada, cara e longa: eram mais de 15 mil quilômetros a percorrer.

Entretanto, como tudo na vida americana, a construção do Canal tinha motivos um pouco menos altruístas que simplesmente facilitar a navegação inter oceânica. O Panamá, na época uma província Colombiana, poderia ser uma boa base estratégica para o tio Sam.

Depois de conseguir a permissão dos britânicos, que eram donos de inúmeras possessões no Caribe, anulando o tratado de Clayton-Bulwer segundo o qual ambos se comprometiam a não iniciar a construção sem o consentimento mútuo, Ferdinand de Lesseps, engenheiro francês, dá início às obras em 1879. Infelizmente, para ele. De início, a obra foi um desastre levando-o à falência dez anos depois.

Era então chegada à hora dos americanos interferirem.

Convicto de que a construção do canal seria algo importante para os americanos, Theodore Rosevelt, presidente dos EUA de 1901 a 1909, ofereceu 40 milhões de dólares ao engenheiro que trabalhara com Lesseps e que havia fundado a Compagnie Nouvelle Du Canal de Panama encarregada de vender o espólio da falida empresa de Ferdinand, pelo direito de continuar a construção.

Mas, mesmo depois de ter conseguido, através dos tratados Hay-Paucefote, que a Inglaterra abrisse mão de ser sócia na construção do canal e ainda permitisse que os EUA construíssem uma base militar na região, os americanos ainda tinham uma pedra pelo caminho: a Colômbia queria mais dinheiro pela companhia francesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com