TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil da cidade de Pelotas

Artigo: Perfil da cidade de Pelotas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Artigo  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

NOME LUCIANO AVILA DOS SANTOS

RA 8832392405

Atividade de Autodesenvolvimento

ANHANGUERA EDUCACIONAL

04/10/2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

NOME: Pelotas

BANDEIRA :

LOCALIZAÇÃO : Pelotas esta localizada na Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, as margens do canal São Gonçalo, que liga as Lagoas dos Patos e Mirim e esta a 250 km de Porto alegre a capital do Estado.

NÙMEROS DE HABITANTES: 328.275 habitantes

PRINCIPAIS ECONOMIAS: Agronegócio eo Comercio

PONTOS TURISTICOS:

 Catedral são Francisco de Paula;

 Biblioteca Pública Municipal de Pelotas;

 Charqueada São José;

 Praça Coronel Pedro Osório;

 Praia do laranjal;

 Casarão 8- Museu do doce;

a) História da cidade

PERFIL DA CIDADE DE PELOTAS

Pelotas está localizada a 250 km da capital do Estado, Porto Alegre, sendo uma das principais cidades do Estado e ponto de referência no sul do Rio Grande do Sul. Seu nome é originário das embarcações utilizadas pelos primeiros colonizadores - padres jesuítas, portugueses e espanhóis - para transitarem pelo rio que cruza a cidade, hoje conhecido como Pelotas. Um intenso e próspero negócio surgiu: as charqueadas, onde a carne era salgada e exposta ao sol para durar bastante tempo. Este próspero negócio foi trazido para o Rio Grande do Sul por um português proveniente do Ceará, José Pinto Martins, que estabeleceu-se às margens do Pelotas. Em 7 de julho de 1812, a cidade foi fundada. Tornou-se rica e próspera, sendo rota obrigatória de atividades culturais. A herança dos portugueses pode ser encontrada na arquitetura local, nas ruas, culinária e cultura.

A principal atividade do município é o comércio, que atrai moradores de todas cidades vizinhas. Em Pelotas existe um grande número de estabelecimentos comerciais e empresas de prestação de serviços. É pólo industrial na confecção de doces artesanais e sua qualidade e sabor são nacionalmente conhecidos e difundidos através da Fenadoce - Feira Nacional do Doce, que acontece todos os anos no mês de junho, onde grandes e pequenos produtores de doces divulgam seus produtos aos visitantes.

Neste cenário, o Jornal Diário Popular vem desde 1890 circulando ininterruptamente, sendo o terceiro jornal mais antigo do Brasil e o mais antigo do Rio Grande do Sul, ajudando a contar e a fazer a história de Pelotas.

b) Descrição dos fatores locais produtores de cultura e que são típicos da cidade.

A vocação econômica de Pelotas é o agronegócio e o comércio. Neste último segmento, há grande representatividade de árabes oriundos principalmente do Líbano (conhecidos erroneamente como turcos) e mais alguns estrangeiros.

Setor primário - A região de Pelotas é a maior produtora de pêssego para a indústria de conservas do país, além de produzir outros produtos como aspargo, pepino, figo e morango. O município também é grande produtor de arroz e rebanho bovino de corte. Pelotas também possui a maior produção de leite do estado.

Setor secundário - Em Pelotas há a presença de indústrias ligadas ao setor de agronegócios, têxtil, curtimento de couro e panificação. Reflorestamento para produção de papel e celulose tem sido uma atividade econômica emergente em toda a região.

Setor terciário - O município é grande centro comercial na região, atraindo compradores de toda a região para as suas galerias e lojas localizadas no calçadão e bairros.

Em Pelotas constituiu-se a CTMR - Companhia Telefônica Melhoramento e Resistência, cujo nome deriva da resistência de líderes pelotenses aos maus serviços que eram prestados pela antiga Companhia Telefônica Nacional, antiga operadora no Rio Grande do Sul. A CTMR passou a fazer parte, mais tarde, do sistema Telebrás, distinguindo-se pelos altos níveis de qualidade dos serviços prestados, e foi posteriormente absorvida pela Brasil Telecom, também possui o SANEP (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas), uma autarquia responsável pela captação, tratamento e distribuição de água potável, coleta e destinação do lixo e coleta e tratamento de esgotos sanitários e pela drenagem urbana. Constitui uma situação única no estado, já que os demais municípios do Rio Grande do Sul recebem serviços de saneamento de uma única empresa estadual, denominada CORSAN. O município conta com três estações de tratamento de água: a ETA Santa Bárbara, que alimenta a rede de distribuição com 40 milhões de litros por dia; a ETA Sinnott, que é abastecida pelos arroios Pelotas e Quilombo e lança 36 milhões de litros no sistema,diariamente; e a ETA do Arroio Moreira, que contribui com sete milhões de litros; data de 1874 e, com ela, teve início o abastecimento de água tratada em Pelotas, na época com 15 mil habitantes.

Na cidade, a distribuição de energia elétrica é realizada pela empresa estadual CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica).

Também há o Laranjal Parque Hotel, um empreendimento que comprova o empreendedorismo de uma parcela do empresariado pelotense. Situado próximo da Praia do Laranjal, no seu parque apresentou-se, em 28

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com