TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO CONSUMDOR VIRTUAL DA CIDADE DE CERRO LARGO

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.140 Palavras (25 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS DE CERRO LARGO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MARCO ANTONIO KAZMIERCZAK CIUPKA

RONER HILBIG

GUILHERME SCHNEIDER

ANDERSON HARTMANN

DANIEL CARLOS DONEL

O PERFIL DO CONSUMDOR VIRTUAL DA CIDADE DE CERRO LARGO

CERRO LARGO

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA DE PESQUISA        

1.2        OBJETIVOS        

1.2.1        Objetivo Geral        

1.2.2        Objetivos específicos        

1.3        JUSTIFICATIVA        

2        REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1        INTERNET        

2.2        COMÉRCIO ELETRÔNICO        

2.3        DIMENSÕES DE COMPRA        

3        METODOLOGIA        

3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA        

3.2 COLETA DE DADOS        

3.3 PROCEDIMENTOS AMOSTRAIS        

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS        

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6        REFERÊNCIAS        



1 INTRODUÇÃO

Desde sua criação até sua propagação pelo mundo, a internet vem ajudando e transformando o dia a dia de pessoas e empresas. De sua implantação até hoje, houveram varias mudanças que foram agregando novas funcionalidades para melhor atender seus usuários. Assim, foi surgindo uma nova possibilidade de mercado, denominado comércio eletrônico ou e-commerce.

Seguindo esta ideia, Takahashi (2000apud FERREIRA etal., 2008, p. 3) destaca que o comércio eletrônico mudou a lógica de funcionamento dos mercados habituais, impondo-lhes novas características não vistas tradicionalmente, como o fácil acesso à informação, a diminuição de custos de transação e a substituição dos intermediários tradicionais por novos tipos de agentes que atuam na ponta da cadeia produtiva, fazendo a conexão com os produtores de bens e serviços.

Nota-se que nos últimos anos houve um grande aumento no número de empresas que adotam este tipo de transação, fato sustentado por Barboza, Medeiros e Farias (2013, p.2) da seguinte forma:

A principal justificativa para a emergência dessas atividades online se dá pelo fato de que a organização necessita manter um bom relacionamento com os seus clientes, buscando disponibilizar assim, novos canais que agregam rapidez e dinamicidade ao negócio já existente.

Essa nova forma de comércio é uma maneira de expandir e também de competir no mercado, com possibilidades que possam trazer maiores retornos a empresa, onde a distância geográfica não é mais o problema e as formas de pagamento são diversas (COSTA, 2009, p. 13). Tudo isso visa melhor atender seus clientes, em uma tentativa de se manter a frente da concorrência, buscando aproximar cliente e empresa, alcançando com isso uma maior lucratividade.

Apesar da grande fonte de oportunidades, existem algumas restrições para sua maior utilização. Segundo Ferreira etal. (2008, p. 4) a compra pela internet pode representar certo risco, sendo que as vantagens em relação ao varejo convencional devem representar um peso maior do que este risco, para que a decisão de compra do consumidor não seja afetada. Também, do ponto de vista organizacional, cabe destacar que o número de concorrentes se torna maior, visto que qualquer empresa pode optar por disponibilizar produtos através da internet, quebrando assim as barreiras geográficas.

Neste contexto, surge a possibilidade de se explorar uma área com tantas características particulares, que apesar de possuir problemas e riscos, também pode representar um grande potencial de lucratividade, onde a organização que melhor se sobressair frente às demais certamente terá grande vantagem competitiva.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

Como forma de elaboração e discussão da pesquisa, adotou-se o seguinte problema: “qual o perfil do consumidor virtual da cidade de Cerro Largo?” buscando observar pontos referentes aos consumidores que se beneficiam dos recursos tecnológicos que estão a cada dia mais desenvolvidos, os quais se tornam ferramentas que auxiliam o consumidor a realizar transações sem a necessidade de deslocamento, recebendo seus produtos na comodidade de suas casas, satisfazendo assim suas necessidades e desejos em um novo ambiente, o virtual.

  1. OBJETIVOS

Segundo Gosalves (2007, p. 59) os objetivos servem para dar a direção à ação do pesquisador e para definir a natureza do trabalho, sendo assim, foram adotados um objetivo geral e oito objetivos específicos, destacados a seguir.

  1. Objetivo Geral

  • Identificar o perfil do consumidor virtual da cidade de Cerro Largo.

  1. Objetivos específicos
  • Realizar um pequeno levantamento dos dados demográficos dos entrevistados;
  • Observar qual parcela da população realiza transações online;
  • Identificar a frequência de compra através da internet;
  • Averiguar o que leva o consumidor a realizar compras na Internet;
  • Identificar quais são os principais produtos adquiridos pela internet;
  • Verificar qual o meio mais utilizado para realização das transações;
  • Observar quais as formas de pagamento mais utilizadas em transações online;
  • Verificar a satisfação perante as transações online.
  1. JUSTIFICATIVA

A evolução da informática, juntamente com o aumento das tecnologias de informação é algo que deixou de ser novidade a um bom tempo. Percebe-se cada vez mais que o futuro reserva um mundo cada vez mais tecnológico para o ser humano, sendo que a cada dia presenciamos novos produtos e sistemas sendo lançados no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (384.8 Kb)   docx (146.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com