TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas E Respostas_Física Do Solo

Exames: Perguntas E Respostas_Física Do Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  1.763 Visualizações

Página 1 de 5

1. Por que a densidade do solo aumenta naturalmente em profundidade? Aumenta em função do adensamento, exercido pela pressão causada pelas camadas superiores e também decorrentes do processo de eluviação de argila que causa a diminuição do espaço poroso.

2. Por que a densidade de partículas dos solos minerais está em torno de 2,65g cm-3?

Porque os principais constituintes dos solos minerais são quartzo, feldspatos e argilas, que assume o valor médio de densidade de 2,65 g cm-³ estes valor aumenta quando o solo contém uma elevada quantidade de minerais, como dióxido de manganês e dióxido de titânio e diminui quando apresenta teores de matéria orgânica uma vez que densidade matéria orgânica varia de 1,3 A 1,5 g cm- ³ .

3. Coletou-se uma amostra de solo com estrutura indeformada numa camada de 0-10cm, usando um amostrador tipo Uhland, cujo anel volumétrico presentava 7,5 cm de diâmetro e 7,5 cm de altura. Após a coleta, a amostra de solo úmido foi colocada em estufa com temperatura entre 105 °C e 110 °C e, após peso constante, verificou-se que sua massa era de 507 g. Calcular o valor da densidade do solo.

V= 3,14* (3,75)2 *7,5 = 331,17

D= m/v =507/331, 17 = 1,53 g/cm.

4. Na determinação da densidade de partículas de uma amostra de solo pelo método do balão volumétrico, foram utilizados um balão e uma bureta com capacidade volumétrica de 50 mL. A Massa de sólidos foi de 20g e o volume de álcool gasto foi de 42,6 mL. Qual o valor da densidade de partículas desse solo?

D= m/v = 20/50 = 0,40 cm-3

5. No estudo da consistência do solo são considerados três estados de umidade e cinco formas de consistência. Cite-os com um comentário sobre cada um deles.

Os três estados de umidade são: seco para verificação de dureza ou tenacidade. Analisa-se um torrão, comprimindo-o entre o polegar e o indicador. Pode ser solto (não coerente), macio (a massa é fracamente coerente e frágil, quebra-se facilmente tornando-se material pulverizado ou em grãos sob pouca pressão), ou ligeiramente duro (fracamente resistente à pressa, isto é, facilmente quebrável entre o polegar e o indicador), duro (moderadamente resistente a pressão e podendo ser quebrado nas mãos com facilidade, porém dificilmente quebrável entre os dedos) muito duro ( é possível quebra-los nas mãos, porem com muito pressão, sendo impossível quebra-lo entre indicador e polegar e extremamente duro ( este é impossível de quebrar com as mãos).

Úmido para verificação de friabilidade. Analisa-se torrão que aparente estar ligeiramente úmido, tentando esboroa-lo entre polegar e indicador. Existem seis possíveis classificações: solto (não coerente), muito friável (o material esboroa-se com pouca pressão, mais se agrega a com pressão posterior), friável (material esboroa-se facilmente sob pressão fraca e moderada entre o indicador e o polegar, porém apresenta resistência distintamente perceptível), muito firme (o material esboroa-se sob pressão e é dificilmente esmagável entre o polegar e o indicador) extremamente firme o material esboroa-se somente sob pressão muito forte e não é esmagável entre o indicador e o polegar.

Molhado para verificar a plasticidade e pegajosidade. A pegajosidade é propriedade de adesão a outro objeto. No campo a avaliação é feita pressionando o solo entre o polegar e o indicador, a fim de verificar se há aderência ou não. A plasticidade é a propriedade que o material apresenta de se deixar moldar quando submetido a uma pressão, permanecendo na forma ao ser cessada a ação de força. No campo o material deve se rolado na palma das mãos parta verificar se há formação de filete.

Os cincos forma de consistência são:

Tenaz ou extrema dureza: ocorre em solos secos e que é resistente a ruptura, devido a existência de mais pontos de contato entre as partículas.

Friável: é caracterizada pela facilidade com que o solo se rompe ou se quebra em agregados pequenos. Nesse caso a coesão entre partículas é mínima porque a quantidade de água existente é suficiente para minimizar os efeitos da cimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com