TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Casos: Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  2.302 Visualizações

Página 1 de 6

1º Desenho Garatujas

4 Anos

Onde a criança tem coordenação motora, mas seus desenhos são simples rabiscos com tentativas de fazer algumas formas, que na maioria das vezes são difíceis de entender o que foi desenhado.

2º Desenho Estagio Pré - Esquemático

5 Anos

Onde a criança tem a consciência de formas e começa a fazer tentativas para representar o real de maneira desordenada, proporcionando formas que dão para entender o formato dos desenhos.

3º Desenho Estagio Esquemático

9 Anos

A criança já sabe desenvolver o seu conceito de formas, seu desenho é organizado e possível de se entender, onde todas as linhas e traços dos seus desenhos estão nos seus devidos lugares.

Disponível em <http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br/arch2009-02-08_2009-02-14.html>. Acesso em 05 out. 2011.

I. A charge contrapõe uma das formas de se praticar o trote universitário ao problema da pobreza na sociedade brasileira.

II. Na charge, os motoristas reagem de maneira semelhante aos pedidos dos dois personagens.

III. A charge mostra que o acesso às universidades tem sido ampliado e, assim, as classes sociais menos favorecidas também podem estudar.

IV. De acordo com o professor citado na reportagem, o trote caracteriza-se como um símbolo da passagem para a vida universitária e como uma forma de discriminação, o que também é ilustrado na charge.

Está correto o que se afirma apenas em

a) I e II. b) II e IV. c) I e IV. d) II e III. e) I.

Questão 7. (Enade 2010 – com adaptações). Leia as asserções abaixo.

Para preservar a língua, é preciso o cuidado de falar de acordo com a norma padrão. Uma dica para o bom desempenho linguístico é seguir o modelo de escrita dos clássicos. Isso não significa negar o papel da gramática normativa; trata-se apenas de ilustrar o modelo dado por ela. A escola é um lugar privilegiado de limpeza dos vícios de fala, pois oferece inúmeros recursos para o domínio da norma padrão e consequente distância da não padrão. Esse domínio é o que levará o sujeito a desempenhar competentemente as práticas sociais; trata-se do legado mais importante da humanidade.

PORQUE

A linguagem dá ao homem uma possibilidade de criar mundos, de criar realidades, de evocar realidades não presentes. E a língua é uma forma particular dessa faculdade [a linguagem] de criar mundos. A língua, nesse sentido, é a concretização de uma experiência histórica. Ela está radicalmente presa à sociedade.

Fonte. XAVIER, A. C. & CORTEZ, S. (orgs.). Conversas com Linguistas: virtudes e controvérsias da Linguística. Rio de Janeiro: Parábola Editorial, p. 73-73, 2005 (com adaptações).

Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.

a) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira

c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.

d) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.

e) As duas asserções são proposições falsas.

Questão 8 (Enade 2009). Leia o trecho abaixo.

O sertão vai a Veneza

Festival de Veneza exibe “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo sertão nordestino. [...] Rodaram 13 mil quilômetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Ceará, passando por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de filmagem. “Estávamos à procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queríamos romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa religiosidade intransponível. Eu até evito usar a palavra ‘sertão’ para ter um novo olhar sobre esse lugar”, conta Karim. A ideia era afastar-se da imagem histórica da região na cultura brasileira. “Encontramos um universo plural que tem desde uma feira de equipamentos eletrônicos a locais de total desolação”, completa Marcelo.

CRUZ, Leonardo. Folha de S. Paulo, p. E1, 05.09.2009.

A partir da leitura desse trecho, é incorreto afirmar que

a) a feira de equipamentos eletrônicos, símbolo da modernidade e da tecnologia sofisticada, é representativa do contrário do que se pensa sobre o sertão nordestino.

b) as expressões isolamento, esquecimento e religiosidade, utilizadas pelos cineastas, são consideradas adequadas para expressar a atual realidade sertaneja.

c) o termo “sertão” tem conotação pejorativa, por implicar atraso e pobreza; por isso, seu uso deve ser cuidadoso.

d) os entrevistados manifestam o desejo de contribuir para a desmitificação da imagem do sertão nordestino, congelada no imaginário de parte dos brasileiros.

e) revela o estranhamento que é comum entre pessoas mal informadas e simplificadoras, que veem o sertão como uma região homogênea.

Questão 9 (Enade 2009). Leia os gráficos abaixo.

Relacione esses gráficos às seguintes informações:

O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com