TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa topográfica

Relatório de pesquisa: Pesquisa topográfica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

1)Levantamentos Topográficos

Um levantamento topográfico é um conjunto de operações com a finalidade de determinar a posição relativa de pontos na superfície terrestre. As determinações dão-se por meio de medições lineares e angulares, ligando (link) os pontos descritores dos objectos a serem representados com posterior processamento em modelo matemático adequado. Partindo-se do conceito de que Topografia é um caso particular da Geodesia, pode-se afirmar que os métodos planimétricos, com fins de levantamento, implantação ou posicionamento, devem ser encarados sumariamente como aplicações da geometria plana.

LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO

Levantamento de dados de natureza científica que tem com objetivo a representação gráfica posicional e quantitativa, sem considerar o relevo, dos elementos naturais ou artificiais existentes num terreno urbano ou rural, tais como: benfeitorias limítrofes (cercas, muros, marcos, etc), Construções, Equipamentos de infraestrutura urbana (rede elétrica, rede drenagem, sistema viário, etc), Recursos naturais (Mancha de mato, arroios, açudes, corpos d’água, rios, lagos, etc).

Levantamentos Altimétricos

Ou, simplesmente, nivelamento, é a operação que determina as diferenças de nível ou distâncias verticais entre pontos do terreno. O nivelamento destes pontos, porém, não termina com a determinação do desnível entre eles mas, inclui também, o transporte da cota ou altitude de um ponto conhecido (RN –Referência de Nível) para os pontos nivelados.

Levantamento planialtimétrico

O levantamento planialtimétrico é um documento que descreve o terreno com exatidão e nele são anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível (inclinação).

Com estas informações o arquiteto pode projetar com mais qualidade e economia, aproveitando as características do terreno. Para um terreno de até 500 m2 o custo pode variar de R$ 500,00 a R$ 1.500,00 e este custo pode retornar ao cliente com uma economia no movimento de terra durante a execução da obra.

Qual o objetivo de um levantamento topográfico

Tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, etc.

Norma sobre levantamento topográfico

NBR 13133 Esta Norma fixa as condições exigíveis para a execução de levantamento topográfico destinado a obter conhecimento geral do terreno: relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento; em outras.

Métodos de Levantamento Planimétrico

Método por irradiação

Este processo é utilizado para levantamento de pequenas áreas ou, principalmente como método auxiliar à poligonação, e consiste emescolher um ponto conveniente para instalar o aparelho, podendo este ponto estar dentro ou fora do perímetro, tomando nota dos azimutes e distancias entre a estação do teodolito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com