TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petroleo

Por:   •  28/6/2015  •  Artigo  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Petróleo

O petróleo, combustível fóssil mais utilizado atualmente, vem se tornando cada vez mais preocupante não só para o meio ambiente, mas agora também, para o bolso do consumidor.

No ano anterior, houve uma queda de 40% do preço do barril do petróleo, o que causou um grave abalo nos países exportadores do produto. Durante este ano, o preço se manteve, e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deu ordens para que a produção não diminuísse, o que agravou ainda mais o caso, fazendo com que o preço do barril, em Londres, chegasse a menos de 70 dólares, o que não era visto desde 2009. Tal queda, é resultado de uma oferta elevada, marcada por picos de produção na Rússia, no Iraque e nos Estados Unidos, e demanda comprimida pela lentidão das economias da China, Japão e países europeus.

 A Arábia Saudita, maior exportadora e dona da maior capacidade de produção de petróleo do mundo, não se mostra preocupada com a situação, pois mesmo abalada, tal cenário afeta mais o seu país rival, o Irã.

Já no Brasil, a Petrobrás reduziu sua produção em 1,4 %, mas mesmo assim, a produção do mês de março foi 10,4 % maior do que a do ano de 2014. Tal redução, deveu-se a parada temporária da plataforma P-58, paralisada para manutenções preventivas e melhoras na eficiência operacional de alguns sistemas.

Com o aumento da gasolina no país, o consumo diminui cada vez mais, causando para a OPEP uma perspectiva nada otimista para o futuro, diante de uma economia fraca e com a manutenção dos preços mais elevadas dos combustíveis.

Apesar do cenário menos otimista para o consumidor final, o volume da produção brasileira de petróleo não deve mudar substancialmente até o fim do ano, mantendo uma média de 3,1 milhões de barris por mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com