TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planificação para Trabalhos

Por:   •  1/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

Planificação trabalho geografia: Cidades

  1. Introdução: nome da cidade e porque de a termos escolhido

  1. Desenvolvimento:
  2. Definir a cidade
  3. Enquadra-la como sendo uma cidade:
  1. global ou megacidade
  2. alfa, beta, gama
  3. 1º. explicar o conceito em que se enquadra e explicar porque esta pertence nesta categoria

  1. Apresentar as suas características gerais:
  1. onde se situa (o seu país)
  2. a sua formação (como ela se originou)
  3. transformações desde a sua formação até à atualidade (muito resumidamente, talvez em vídeo ou em montagem de imagens)
  4. número de habitantes atualmente
  5. área
  6. planta da cidade
  1. Apresentar características específicas da cidade:
  1. funções da cidade (se é mais dirigida ao turismo ou a negócios)
  2. tipos de turismo/ negócios (turismo balnear, rural etc/ viagem de negócios)
  3. pontos de interesse para visitar (incluindo espaços verdes, por exemplos parques ou jardins conhecidos)
  4. gastronomia típica (ou até mesmo bebida caso seja uma cidade onde predomina a vinicultura)
  5. temperatura e estações do ano (como varia a temperatura, se é mais quente no inverno ou verão)
  6. universidades ou outros interesses que se destaquem acerca da cidade
  7. monumentos (museus)
  8. arte moderna (galerias de arte: pintura, escultura; grafitis espalhados pela cidade; arquitetura)
  9. eventos culturais (agenda cultural da cidade) e/ou desportivos (quais os desportos mais importantes na cidade)
  10. feiras artesanais ou gastronómicas
  11. artistas locais ou internacionais (artistas locais que se tornaram conhecidos do público)
  12. rota de visita à cidade (o que fazer durante 3 dias ou mais)
  1. Aspetos acerca do modo de vida da população:
  1. esperança média de vida
  2. taxa de emprego e desemprego
  3. qualidade de vida (a nível de educação, espaços de lazer, etc)
  1. Conclusão: apresenta-se resumidamente os pontos fortes da cidade

Seattle

(…) escolhemos a cidade Seattle devido à suas vastas funções e capacidades de resposta para a população em termos habitacionais e culturais à população residente. Para além disso é cidade que se encontra um pouco “fora do radar” pois não é muito conhecida e é necessário mostrar a sua importância.

 4.

a) O conceito de cidade global traduz-se pelo elevado conjunto de funções que apresenta que a tornam apta para responder mais facilmente às condições exigidas pela população. Deste modo, Seattle é uma cidade americana que apesar de não ser considerada principal bem como desconhecida em relação à Nova Iorque ou Los Angeles apresenta um igual conjunto de funções que se destacam e a tornam num centro financeiro, comercial, industrial e turístico que no seu geral a elevam a categoria de cidade global. No entanto, esta cidade é considera Beta.

5.

a) O Condado de King é localizado nos Estados Unidos da América que corresponde a um dos 39 condados do estado de Washington sendo que a sua sede é a maior cidade, Seattle, que por sua vez é a maior cidade do estado de Washington.

b) Foi habitada por tribos americanas, por cerca de 4 mil anos, antes de um grupo de homens brancos ocupar este território. Arthur A. Danny juntamente com o seu grupo de exploradores chegaram a Alki Point no dia 13 de Novembro de 1851, ano em que esta cidade se fundou que mais tarde por consentimento foi renomado de “Seattle” em 1853 em homenagem ao Chefe Sealth também conhecido como Chefe Seattle das tribos locais Duwamish e Suquamish.

d) Segundo o censo americano realizado em 2000, a área desta cidade é de 217 km² e a sua população é de 573 672 habitantes.

6.

a) A cidade de Seattle localiza-se na baía de Elliot (na costa do oceano Pacífico) que fica perto da fronteira com o Canadá.

A sua região metropolitana é considerado como sendo um importante centro da indústria aeroespacial e de tecnologias de informação onde se localizam várias fábricas, nomeadamente, a da Boeing (uma multinacional norte-americana que se dedica ao desenvolvimento aeroespacial e de defesa, foi fundada em 1916 em Seattle por William E.). Devido ao seu porto, que assegura ligações com o Alasca e os mais diversos locais da costa do Pacífico, esta cidade tem vindo a expandir-se . No entanto Seattle é ainda um ponto turístico de referência devido ao movimento grunge que aqui surgiu na década de 80 e se fio se expandindo na década de 90.

b) O turismo apresenta um papel preponderante nesta cidade uma vez que a sua proximidade à parques naturais permite uma vida equilibrada e saudável. Para além disso, a sua imediação ao Olympic National Park fez com que Seattle acolhe-se a primeira loja de Starbucks no mundo que se encontrava localizada no famoso Pike Place (mercado do Porto da cidade). Para além disso, a Space Needle e o Pacif Science Center entre outras atrações levam a concluir que nesta cidade existe um turismo sobretudo de caracter cultural.

Em termos de negócios, destacam-se hotéis como Four Seasons Hotel Seattle, Pan Pacific Seattle, Hyatt at Olive 8, Sheraton Seattle Hotel entre outros que são os mais recomendados para quem viaja em negócios uma vez que por esta cidade ser a sede da Microsoft atrai mão de obra qualificada de todo o mundo o que, consequentemente, torna Seattle uma das cidades mais cosmopolitas dos Estados Unidos da América.

c) Quando falamos acerca de pontos de interesse para visitar é importante mencionar os seguintes:

1. Space Needle (Obelisco Espacial): Foi construído em 1962 devido à Feira Mundial e desenhado por Edward E. Carlson que se inspirou na Torre de Stuttgart (Alemanha). Este tem quatro alicerces que se encontram enterrados a 9 metros de profundidade sendo que o centro de gravidade do Space Needle encontra-se apenas a 1 metro e meio do chão. No topo encontra-se um restaurante chamado SkyCity que permite desfrutar de uma vista fantástica sob a cidade.

2. Original Starbucks: Primeira loja da renomeada cadeia de cafés, Starbucks. Localiza-se no Public Market.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com