TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA:

TÍTULO: História da Cartografia

TEMPO NECESSÁRIO: Quatro aulas

ETAPA DE ENSINO: Segunda fase do ensino fundamental

ANOS: 6° e 7°

OBJETIVOS:

- Reconhecer a função social e histórica dos mapas.

- Comparar a linguagem dos mapas com base em sua história e das conquistas técnicas que levaram a uma maior qualidade e precisão.

- Ler e interpretar um mapa antigo.

CONTEÚDOS:

- História da cartografia.

- Função dos mapas.

DESENVOLVIMENTO:

1° MOMENTO:

Ler o texto sobre a história dos mapas, em seguida, exibir o vídeo sugerido. Propor aos alunos que acompanhem a leitura e a projeção, fazendo anotações de suas dúvidas e pontos que gostariam de destacar. Converse com eles sobre o que chamou a atenção e sobre o que gostariam de saber mais.

2° MOMENTO:

Ampliar a discussão e comentar as características dos mapas produzidos em diferentes épocas. Como eles apresentavam a idéia de mundo em cada período? Ressaltar que os mapas refletem as concepções de mundo de diversas culturas, em tempos diferentes. A produção cartográfica foi guiada por interesses econômicos e militares, por metas políticas e imposições religiosas, bem como por questões práticas, ligadas, por exemplo, à navegação. Salientar que a seqüência de mapas apresentados no vídeo e no texto não resume toda a história da cartografia. A fim de sistematizar o que viram, os alunos vão construir uma linha cronológica. Eles podem trabalhar em pequenos grupos. Indicar sites de pesquisa e peça que levem para a aula seguinte mapas antigos devidamente identificados para colarem na linha cronológica. Com base no material trazido, decidam juntos as datas, os mapas e as legendas que podem ser colocados na linha.

3° MOMENTO:

Pedir que cada grupo fixe no quadro ou na parede as linhas que construíram ou na parede, para comparar umas às outras, conversando sobre o que é semelhante e diferente entre elas. É importante perceberem o que marca os mapas de um período a outro. Por exemplo: o que pode ter interferido na forma dos mapas, no uso de paralelos e meridianos, na decisão sobre o que ficaria no centro ou nas extremidades do mapa, na inclusão de áreas da Terra e de detalhes no interior dos continentes e nos oceanos e em seu nome? O que mudou de uma época para a outra na representação da escala, das coordenadas geográficas, dos rios, montanhas, povoados etc.? O que isso pode indicar quanto às idéias de mundo de cada época? Em seguida, pergunte como a atividade os ajudou a pensar sobre como eram os mapas no passado e o que foi preciso inventar para a produção dos mapas atuais.

4° MOMENTO:

Nesta etapa, os alunos irão comparar mapas antigos com atuais. Existem muitos mapas históricos disponíveis. Escolher aquele que for mais adequado ao tema em estudo sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com