TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Exames: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA

Escola: E.E.E.F.M. JP Leão

Professora: Ana Luíza Nascimento

Disciplina: Geografia

Ano: 2º Ano

Tempo: 2 (duas) aulas / 4h

Conteúdo: Família: Identificando e conhecendo a criança e os seus familiares.

Objetivo: Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam; bem como no reconhecimento das semelhanças e diferenças entre as diversas famílias e orientando-as também sobre a sua real importância em suas vidas.

Metodologia: Iniciaremos a primeira aula conceituando a palavra família e dando exemplos dos diversos tipos existentes em seguida o professor fará a dinâmica “A bola passa de mão em mão”, onde será feito um círculo com todos os alunos e todos deverão cantar uma música que escolherem e ao cantarem, a bola deverá passar de mão em mão; em dado momento a professora dará a ordem de parada onde o aluno que estiver com a bola devera pensar em alguém de sua família e dizer uma qualidade da pessoa que pensou. No segundo momento será feita atividade onde o professor pedirá para seus alunos desenharem sua família em uma folha A4 tendo como sequencia tais atividades serem penduradas no “varal” da família utilizando barbante para que todos tenham acesso aos desenhos uns dos outros com finalidade de conhecerem as diferenças e semelhanças de suas famílias. Após a atividade realizada, daremos continuidade ao tema da aula envolvendo a nossa família, destacando os membros da nossa família, podendo também fazer comparações através dos desenhos.Daremos aos alunos duas atividades para casa onde os alunos realizarão com o auxílio dos pais; a primeira atividade será: “Preencha sua certidão de nascimento” e a segunda será: “Monte a arvore genealógica de sua família.”

No início dasegunda aula pediremos para que os alunos expliquem a formação de sua arvore genealógica e nesse momento também falarão de suas curiosidades e descobertas em família. Em seguida cada um fará a leitura de sua certidão de nascimento; depois disso o professor fará uma explanação enfatizando a importância da família e o quanto deve ser valorizada. Após as explicações as atividades serão recolhidas e será montado também um mural com as mesmas.

Recursos Materiais: Papel A4; lápis de cor, hidrocor, cola branca, fita adesiva ou crepe, quadro, giz, bola de plástico comum.

Recursos Humanos: Alunos, pais e professor (s)

Avaliação: Como critérios serão considerados os índices de envolvimento do aluno na aula, seu empenho em participar das atividades e suas atitudes de reconhecimento da importância da família para o seu desenvolvimento social e pessoal.

Bibliografia:

• A arte de Estagiar. Disponível em: http://aartedeestagiar.blogspot.com.br/2. Acesso em 15/10/2014

• Educar para transformar e crescer. Disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com