TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platô brasileiro

Artigo: Platô brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Nota: "Altiplano" redireciona aqui. Se procura o bairro de João Pessoa, consulte: Altiplano (João Pessoa).

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Planalto (desambiguação).

Monte Roraima, localizado na Venezuela

Planalto é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.

É convencionado designar de planalto apenas as formações com altitudes maiores que 1000 metros. Podemos considerar, por exemplo, o planalto do Tibete, o maciço central de França ou mesmo a Meseta Ibérica como superfícies planálticas importantes.

Planaltos podem ser formados por um grande número de processos, incluindo, emersão de magma, dispersão de magma, e erosão por água ou derretimento de geleiras. Magma emerge do manto causando a elevação do terreno, desta forma, largas rochas são elevadas. Planaltos podem ser construídas devido a processos erosivos de glaciações em áreas montanhosas, neste caso os planaltos encontram-se ao redor de montanhas. Água também pode erodir montanhas e outras formas de relevo em planaltos.

Ver também: Geografia do Brasil

Os planaltos ocupam aproximadamente 5.000.000 km² e distribuem-se basicamente em duas grandes áreas, separadas entre si por planícies e platôs: o Planalto das Guianas e o Planalto Brasileiro. Dentre os planaltos brasileiros, destacam-se

Chapada do Araripe, localizado na divisa dos estados do Ceará, Piauí e morro da fumaça.

Planalto das Guianas, um escudo cristalino do norte da América do Sul, ao norte da Planície Amazônica. O Planalto das Guianas prolonga-se do Brasil até à Venezuela e às Guianas, onde, na área de fronteira entre esses países, exitem regiões montanhosas, como o Monte Roraima.

montanhas muito grande

Planalto Brasileiro, cobre a maior parte das porções leste, sul e central do Brasil, totalizando quase metade da área territorial do país, cerca de 4,5 milhões km². A maioria da população brasileira vive entre a região limítrofe do planalto com a planície litorânea e o Oceano Atlântico.

Planalto Central- é a denominação habitual do grande platô que se estende pelos estados brasileiros de Goiás, Minas Gerais e parte de Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com frequência, o termo planalto central é também empregado para designar o espaço geográfico no qual se localiza o Distrito Federal. No Planalto Central, coexistem os biomas do Cerrado, da Mata Atlântica, além dos Campos de Altitude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com