TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluentes mais frequentes e seus efeitos mais temidos

Pesquisas Acadêmicas: Poluentes mais frequentes e seus efeitos mais temidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

Poluição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Text document with red question mark.svg

Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2012)

Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Poluição

CrumpleEarth.jpg

Factory.svg Poluição atmosférica[Expandir]

D-P005 Kein Trinkwasser.svg Poluição da água[Expandir]

GHS-pictogram-pollu.svgContaminação do solo[Expandir]

Fluegelrad.svgContaminação radioactiva[Expandir]

Trash bin.pngOutros tipos de Poluição[Expandir]

ver • editar

Por poluição entende-se a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.1

Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.

Mesmo produtos relativamente benignos da actividade humana podem ser considerados poluentes, se eles precipitarem efeitos negativos posteriormente. Os NOx (óxidos de azoto) produzidos pela indústria, por exemplo, são frequentemente citados como poluidores, embora a própria substância libertada, por si só não seja prejudicial. São classificados como poluentes pois com a acção dos raios solares e a humidade da atmosfera, esses compostos dão origem a poluentes como o HNO3 ou o smog.

Índice [esconder]

1 Tipos de poluição

2 Poluentes mais frequentes e seus efeitos mais temidos

3 Poluição Global

3.1 Aquecimento global

3.1.1 Elevação da temperatura

3.1.2 Países emissores de gases do efeito estufa

3.2 A poluição e a diminuição da camada de ozônio

3.2.1 Consequências econômicas

3.2.2 Protocolo de Montreal

4 A poluição e as chuvas ácidas

4.1 Chuva ácida

5 A poluição e a perda de biodiversidade

6 Ver também

7 Referências

Tipos de poluição[editar | editar código-fonte]

Poluição atmosférica

Poluição hídrica

Poluição do solo

Poluição sonora

Poluição visual

Poluição térmica

Poluição luminosa

Poluentes mais frequentes e seus efeitos mais temidos[editar | editar código-fonte]

A Aviação civil é uma das maiores fontes de poluição sonora nas grandes cidades.

Dioxinas - provenientes de resíduos , podem causar câncer, má-formação de fetos, doenças neurológicas, etc.

Partículas de cansadez (materiais particulados) - emitidas por carros e indústrias. infectam os pulmões, causando asmas, bronquite, alergias e até câncer.

Chumbo - metal pesado proveniente de carros, pinturas, água contaminada, indústrias. Afecta o cérebro, causando retardo mental e outros graves efeitos na coordenação motora e na capacidade de atenção.

Mercúrio - tem origem em centrais elétricas e na incineração de resíduos. Assim como o chumbo, afeta o cérebro, causando efeitos igualmente graves.

Pesticidas, Benzeno e isolantes (como o Ascarel) - podem causar distúrbios hormonais, deficiências imunológicas, má-formação de órgãos genitais em fetos, infertilidade, câncer de testículo e de ovário.

Poluição Global[editar | editar código-fonte]

Os problemas de poluição global, como o efeito estufa, a diminuição da camada de ozônio, as chuvas ácidas, a perda da biodiversidade, os dejectos lançados em rios e mares, entre outros materiais, nem sempre são observados, medidos ou mesmo sentidos pela população.

A explicação para toda essa dificuldade reside no fato de se tratar de uma poluição cumulativa, cujos efeitos só são sentidos a longo prazo. Apesar disso, esses problemas têm merecido atenção especial no mundo inteiro, por estarem se multiplicando em curto tempo e devido a certeza de que terão influência em todos os seres vivos.

Poluição atmosférica nos arredores de Paris (França).

Aquecimento global[editar | editar código-fonte]

A Terra recebe uma quantidade de radiação solar que, em sua maior parte (91%), é absorvida pela atmosfera terrestre, sendo o restante (9%) refletido para o espaço. A concentração de gás carbônico oriunda, principalmente, da queima de combustíveis fósseis, dificulta ou diminui o percentual de radiação que a Terra reflete para o espaço. Desse modo, ao não ser irradiado para o espaço, o calor provoca o aumento da temperatura média da superfície terrestre.

Devido à poluição atmosférica e seus efeitos, muitos cientistas apontam que o aquecimento global do planeta a médio e longo prazo pode ter caráter irreversível. Por isso, desde já, devem ser adotadas medidas para diminuir as emissões dos gases que provocam o aquecimento. Outros cientistas, no entanto, admitem o aumento do teor do gás carbônico na atmosfera, mas lembram que grande parte desse gás tem origem na concentração de vapor de água, o que independe das atividades humanas. Essa controvérsia acaba adiando a tomada de decisões acerca da adoção de uma política que diminua os efeitos do aumento da temperatura média da Terra.

O carbono presente na atmosfera garante uma das condições básicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com