TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição e saúde

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  1.628 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho em Grupo (TG)

Disciplina: Poluição e saúde sob uma visão interdisciplinar: tipos, origem e impactos.

Professor: Guilherme Francisco

Acadêmicos: Marcio José Juliani - RA: 1410448

Paulo César Gimenez Streiling – RA: 1402284

POLO – ALTÔNIA

2015

A partir das informações dos gráficos, trace um paralelo entre os quatro gráficos de maneira a criar uma explicação plausível para o padrão observado quanto às variações no número de internações por problemas respiratórios. Em sua explicação, procure discorrer por meio de pesquisa, como os fatores relacionados PODEM ou NÃO influenciar no número de internações. Procure descrever de maneira sucinta, mas completa, como cada fator influencia no panorama geral apresentado na resposta.

Considerando os gráficos e analisando os fatores apresentados, percebe-se que o clima é o fator determinante de efeitos favoráveis e desfavoráveis para os seres humanos. O clima urbano pode comprometer, dentre outros fatores, a qualidade da saúde nas pessoas. O corpo é capaz de regular o equilíbrio da temperatura, mas quando pessoas, em especial, crianças e idosos,  e portadores de doenças crônicas são mais expostos a situações extremas de calor ou frio ficarão mais suscetíveis a doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e respiratórias.

O aumento da temperatura provocando ilhas à formação de ilhas de calor, poluição do ar, além de altamente prejudiciais provocam desconforto térmico afetando a qualidade do ar, dentre outras manifestações que são prejudiciais a qualidade de vida dos habitantes, bem como, desorganizar a vida de determinada cidade ou região.

A elevação da temperatura está diretamente relacionada ao processo de combustão, um processo químico pelo qual um material reage rapidamente com o oxigênio do ar produzindo luz e calor intenso, isso pode ocorrer devido à prática do uso do fogo tanto para derrubada da vegetação nativa, abertura de novos campos para a pratica da agricultura, pecuária e mineração. O objetivo pode ser tanto a “limpeza” de áreas ou redução do volume do lixo domestico.

Outra prática que ocorre com freqüência são as queimadas urbanas (fundo de quintais, terrenos, áreas abandonadas que servem como depósito de lixo clandestino e lotes com construção), sendo um componente importante para a deterioração da qualidade do ar.

Percebe-se então, que a quantidade de material particulado está diretamente associada ao aumento das queimadas, que por sua vez, também aumentam a temperatura. O fator principal para o número de internações emergenciais para inalação/nebulização e até mesmo mortes prematuras, relaciona-se com a quantidade de material particulado existente no ar, uma vez que tanto partículas finas como grossas podem penetrar no organismo e se acumular no sistema respiratório, agravando problemas respiratórios já existentes ou causando novos problemas.

O fator das chuvas também se relaciona com a temperatura e o número de inalações/nebulizações, pois há associação entre o material particulado ser liberado nos meses em que ocorre menos chuvas e menores temperaturas, mas há maior quantidade de inalação. Da mesma forma também se percebe que em épocas de mudanças bruscas de temperatura e baixos índices de umidade do ar os fatores de risco para problemas respiratórios de agravam pela inalação de fumaça de poluentes liberados pelas queimadas.

Conclui-se assim, que há associação entre o material particulado emitido pelas queimas na biomassa, sendo um indicador de complicações respiratórias representado pela quantidade de procedimentos de inalação/nebulização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com