TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais tipos de terrorismo

Por:   •  27/6/2015  •  Bibliografia  •  3.918 Palavras (16 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 16

TRABALHO DE GEOGRAFIA

TERRORISMO

                                                                                                               

INDICE

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................................4

2. TERRORISMO ..........................................................................................................................5

2.1 TIPOS DE TERRORISMO ......................................................................................................5

2.2 CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO TERRORISMO...............................................................6

2.2.1. Principais organizações terroristas .....................................................................................9

           3. ATENTADOS TERRORISTAS DOS ULTIMOS TEMPOS ........................................................9

           3.1 NAZISMO- 1919......................................................................................................................10

          3.2 ATENTADO DE OKLAHOMA CITY.........................................................................................11

    3.3 ATENTADO DE 11 DE SETEMBRO DE 2001.........................................................................12

          3.4 ATENTADOS EM ESTAÇÕES DE TREM EM MADRI EM  11 MARÇO DE 2004...................14

3.5 DOZE MORTOS EM ATENTADO CONTRA JORNAL SATÍRICO CHARLIE HEBDO EM         PARIS..............................................................................................................................................15

          CONCLUSÃO..................................................................................................................................17

          BIBLIOGRAFIA...............................................................................................................................18

1.INTRODUÇÃO

O termo terrorismo é derivado de “terror”, conceito muito empregado no estudo das relações internacionais de ações de cunho violento seja psicológico ou físico, contra o Estado ou as populações. O surgimento do termo ganhou vigor, após a segunda guerra mundial, a fim de destacar os grupos separatistas e nacionalistas em meados da década de 40.

O terrorismo se originou no século I d.C., com num grupo de judeus radicais, havendo indícios que confirmam as origens remotas do terrorismo vindas de uma seita mulçumana no final do século XI d. C, que era dedicada a exterminar seus inimigos no Oriente Médio, surgindo assim a palavra assassino.

O terrorismo moderno tem sua origem no século XIX, quando grupos anarquistas viam no Estado seu principal inimigo. A principal ação terrorista naquele período visava à luta armada para constituição de uma sociedade sem Estado – para isso, os anarquistas tinham como principal alvo algum chefe de estado e não seus cidadãos.

Durante a segunda metade do século XIX, as ações terroristas tiveram uma ascensão, porém foi no século XX que houve uma expansão dos grupos que optaram pelo terrorismo como forma de luta. Como consequência dessa expansão, a atuação terrorista aumentou, surgindo novos grupos, como os separatistas bascos na Espanha, os curdos na Turquia e Iraque, os mulçumanos na Caxemira e as organizações paramilitares racistas de extrema direita nos EUA.

Com o desenvolvimento da ciência e tecnologia no século XX, as ações terroristas passaram a ter um maior alcance e poder, através de conexões globais sofisticadas, uso de tecnologia bélica de alto poder destrutivo, redes de comunicação (internet) etc. Mas foi no século XXI que as ações terroristas se acentuaram e o discurso antiterrorista virou assunto recorrente na mídia ocidental.

Diante dos acontecimentos mundiais envolvendo importante refletir sobre o terror para a compreensão da prática terrorista e para a análise dos discursos construídos sobre o terrorismo. Feito isso, será possível entender as questões políticas e ideológicas que estão por trás das práticas e discursos sobre o terror. Assim sendo, estaremos mais preparados para questionar, lutar e compreender por que tantas pessoas matam e morrem por determinadas causas, sejam elas políticas, religiosas, econômicas ou culturais.

Portanto, é mais que necessário que a sociedade compreenda as ideologias que movem as práticas terroristas e os discursos construídos sobre essas práticas. A cada ano que passa, a humanidade se sente mais acuada e receosa, temerosa de ataques com armas de destruição em massa.

  1. TERRORISMO

O Terrorismo é um fenómeno típico do séc. XX. Crimes e guerras sempre existiram na história da humanidade, mas atos terroristas é uma característica do nosso século.

 O terrorismo de hoje é diferente. São grupos organizados que agem sempre com o objetivo de destruir e que estão convencidos que as razoes para tal são nobres.

O termo “terrorismo” apareceu pela primeira vez em 1798, no suplemento do Dicionário da Academia Francesa. Referia-se ao regime de terror em que a França mergulhou entra setembro de 1793 e julho de 1794. Alguns historiadores denominam também de terrorismo a onda anarquista que se alastrou na Europa nos finais do Século XIX.

 Atualmente há várias dezenas, talvez centenas de grupos terroristas que atuam em todos os cantos do planeta. Algumas dessas organizações ostentam nomes absurdos, incríveis mesmo, quando comparados às suas formas de ação e seus objetivos.

 Ao longo dos anos o número de organizações terroristas e respectivas ações têm aumentado em progressão geométrica, de tal modo, que hoje é raro passar uma semana ou mesmo alguns dias sem o conhecimento de uma ação terrorista em qualquer parte do mundo.

2.1 TIPOS DE TERRORISMO

Os principais tipos de terrorismo são:

  • Terrorismo indiscriminado, em que ações que se destinam a provocarem danos num agente indefinido ou irrelevante. Não existe um alvo estabelecido previamente. Este visa a propagação do medo geral na População e vencer por um sentimento geral de instabilidade. Tem como exemplo: A Colocação de bombas em cafés, parques de estacionamento, metro.
  • Terrorismo Seletivo, que visa atingir diretamente um indivíduo. Seletivo significa que visa um alvo reduzido, limitado, específico e conhecido antes de efetuar o ato. Visa a chantagem, vingança ou eliminação de um obstáculo. Considerase terrorismo porque tem efeitos camuflados, e efeitos políticos ou pretende pôr em causa uma determinada ordem. Tem como exemplo: Ku Klux Klan, ETA, IRA, Frente de Libertação Islâmica.
  • Terrorismo de Estado, que são aqueles atos generalizados de violência sistemática praticados por governos contra a sua sociedade, contra minorias internas ou povos dominados cujo objetivo é quebrar a resistência à sua autoridade e impor determinada ordem. Tratase de um ato polémico pois, normalmente, o Estado usa meios repressivos e há então, um limite que é ultrapassado, transformandose a repressão, em terror sistemático. Tem como exemplo: Nazismo na Alemanha, Stalinismo na URSS, regimes militares latino-americanos
  • Terrorismo Comunal ou Comunitário, em que existem conflitos desordenados, que a população civil ou as suas autoridades intervêm diretamente, contra outras comunidades, geralmente minorias étnicas ou religiosas. Tratase de uma espécie de “terror coletivo”, visando a expulsão ou eliminação destas. Este tipo de terrorismo tem vindo a crescer no Afeganistão, Paquistão e Índia, e é o que produz o maior número de vítimas e destruições. Tem como exemplo: Guerra civil.

2.2 CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO TERRORISMO

A principal causa da difusão do terror na atualidade é o sistema capitalista, segregador, elitista e visa apenas à promoção dos mais ricos sobre os mais pobres. Diante disso, não resta outra opção que não a de causar impacto para que o povo se lembre da existência dos excluídos da globalização mundial.
               Há também outras causas, como xenofobia e racismo (Ku-Klux Clan), desagrado com um governo (Brigadas Vermelhas), conflitos por território (OLP) e questões religiosas (Al-Qaeda). Quando os problemas políticos num país são grandes, e as forças nacionais não conseguem resolver, também é comum ver o terrorismo agindo como sistema militar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (240.5 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com