TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Urbanos

Exames: Problemas Urbanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

Violência

Notícia:

Número de homicídios entre jovens cresce 27% em um ano em Uberlândia

O número de homicídios entre jovens cresceu 27% entre 2010 e 2011 em Uberlândia, de acordo com o levantamento do Mapa da Violência 2013, divulgado no fim do mês passado. Pelo estudo, a cidade figurou na 25ª posição no Estado de Minas Gerais entre as cidades com maior taxa de assassinatos entre pessoas com 15 e 24 anos, com 50,8 crimes desta natureza a cada 100 mil habitantes em 2011. No país, o município foi considerado o 242º mais violento entre os jovens. Pelo levantamento, feito pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos, em 2010 foram mortos 44 jovens na cidade, enquanto, no ano seguinte, houve 56 homicídios. Também conforme a pesquisa, a população na faixa etária de 15 a 24 anos era de aproximadamente 110,2 mil pessoas em 2011. O estudo completo tomou como base os números fornecidos pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

População geral

Se levada em consideração toda a população uberlandense, sem delimitar na faixa etária dos jovens, a quantidade de homicídios também mostra crescimento na cidade, de 20%, entre 2010 e 2011. Uberlândia teve o 26º maior índice no Estado e o 473º em todo o país.

Maioria dos assassinatos tem relação com o tráfico, diz PM

A Polícia Militar (PM) afirma que dois em cada três homicídios em Uberlândia têm ligação com o tráfico de drogas. O tenente Elias Alves, da PM, exemplifica a afirmação com a morte de um adolescente de 17 anos, assassinado no bairro Santa Mônica, zona leste, no dia 20. Segundo o policial, a vítima tinha passagens por tráfico de drogas e o crime pode ter sido um acerto de contas.

“As mortes por causa do tráfico têm, basicamente, duas motivações: disputa por territórios ou dívidas não pagas”, afirmou o oficial da PM. Ainda segundo ele, normalmente os jovens entram para o tráfico em busca de respeito e dinheiro, ambos de maneira rápida.

Criado em março de 2012, o Grupo de Prevenção a Homicídios (GPH), da PM, tem o objetivo de levantar informações que possam ajudar a evitar mais mortes violentas e apoiar famílias e pessoas afetadas por um homicídio registrado. O programa não é de proteção às possíveis vítimas, mas sim para aconselhá-las a sair das situações de risco.

A Polícia Militar estima ter ajudado mais de 50 pessoas nessas situações.

Socióloga pede mais educação

A socióloga Jane Rodrigues afirma que a ocorrência de homicídios entre os jovens pode não estar vinculada apenas ao tráfico de drogas. Para ela, é preciso lembrar que adolescentes têm poucas oportunidades de estudo e, conseqüentemente, de emprego. Famílias desestruturadas, de acordo com Jane Rodrigues, também contribuem para que eles busquem renda por meio do crime.

“Enquanto se combater apenas o tráfico em si, serão ações paliativas. É preciso investir em educação, e há que se pesquisar mais sobre a situação do jovem no país.”

Comentário:

NÃO ME LEMBRO DE JOVENS MORTOS DENTRO DE IGREJA, OU ESCOLAS , SÓ VEJO FALAR EM MORTES DE JOVENS EM BOCAS DE FUMO.

Transporte

Reportagem:

Usuários de transporte coletivo devem trocar os cartões de embarque

Usuários do transporte coletivo em Uberlândia já podem trocar os cartões de embarque para que sejam validados nas novas catracas, de cor azul, que foram instaladas nos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves dos Santos, os novos validadores estão em funcionamento em toda a frota uberlandense, que possui 404 carros. “A troca do cartão antigo pelo novo deve ser feita na loja do SIT, no Terminal Central. A mudança dos cartões vai modernizar e agilizar o acesso dos passageiros”, disse.

As linhas do transporte coletivo de Uberlândia são operadas pelas empresas Autotrans Transportes Urbanos e Rodoviários, Viação Cidade Sorriso de Minas e Viação São Miguel de Resende. O secretário afirmou que o usuário que não tiver o novo cartão poderá continuar a utilizar o transporte coletivo com o pagamento em dinheiro.

Divonei Gonçalves disse ainda que o novo sistema de bilhetagem eletrônica visa à segurança de motoristas, trocadores e passageiros. A mudança não tem uma data limite, pois faz parte do planejamento da Prefeitura de Uberlândia a realização gradativa das trocas pelos novos cartões. “Ao evitarmos a circulação de muitas moedas e dinheiro, prezamos pela segurança de quem utiliza o transporte coletivo. E, futuramente, o cartão poderá ser carregado via internet”.

Novo sistema eletrônico

Embora o secretário Divonei Gonçalves tenha afirmado que todos os usuários devem fazer as trocas dos cartões “de forma tranqüila”, ainda existe o desconhecimento da maioria dos passageiros em relação ao novo sistema de bilhetagem eletrônica. O fato foi constatado pela reportagem do CORREIO, que esteve nos terminais Central e Umuarama durante esta semana.

O gráfico Fausto Pinheiro de Melo disse que reparou os novos validadores azuis, mas não foi orientado a trocar seu cartão. “Meu vale-transporte é da empresa onde trabalho. E ela não me explicou até hoje como trocar o cartão pelo novo”. A universitária Camila Silva Borges também não tem informações sobre a mudança. “Uso meu passe escolar e não vi cartazes ou avisos, aqui no Terminal Umuarama ou em outro local, com orientações sobre essa mudança”, disse.

Comentário:

Pode ter até uma boa intenção…lá no fundo, bem no fundo… o que realmente aconteceu é que a Tacom (dos validadores antigos) está muito a desejar (validadores dando problemas, antigos e obsoletos). O validador novo (azul) pode até ser mais rápido de passar..mas não resolve muito não. Resolveram criar validador azul, verde, vermelho e amarelo (p.escolas,v.trasporte,gratuidade e cartão de idoso)…agora me diga, aqui em Udi idoso vai passar pela catraca?? – acho que seja o correto, aliás..deveriam estipular uma quantidade de máxima de gratuidade ref. a viagens (não pegar num ponto e descer no outro), como vemos idosos e pessoas que tem gratuidade fazendo… quer andar mais de ônibus…paga passagem como todo mundo.

Ah…tem muitos funcionários (perfeitos) que trabalham e tem gratuidade…fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com