TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Pós-Graduação Em Ciências Ambientais

Por:   •  24/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 11

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

A necessidade da natureza na cidade: A segregação socioambiental como degradador de ecossistemas naturais na periferia de Lima, Perú.

Projeto de Pesquisa apresentado ao programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Ferderal de Goiás como requisito parcial para seleção de ingresso ao curso de Doutorado.

Linha de Pesquisa: Dinâmica Socioespacial.

Eixo Temático: Produção do espaço urbano e políticas governamentais.

Goiânia, GO

2022

INTRODUÇÃO

A capital do Peru, Lima, assim como muitas das cidades da América Latina, possui dentro da sua estruturação, impactos sociais e históricos produtos da colonização espanhola que posteriormente prosseguiram a uma reprodução urbana na racionalidade do capitalismo. Essa lógica se caracteriza pelo espraiamento desregulado do tecido urbano, no qual interações não harmônicas entre diferentes grupos sociais podem surgir, como a segregação; sendo assim, muitas dessas interações não se restringem ao patamar humano e entram no limiar natural que circunda as cidades. Por esses motivos, esta proposta de pesquisa visa verificar que dentro dessa lógica contemporânea dos países em industrialização, a segregação na periferia de Lima aprofunda as tensões da relação complexa entre a cidade e o meio ambiente.

Para isso, enfoca-se entre as diversas dinâmicas intra urbanas, a exclusão social como fomentador da degradação de ecossistemas naturais limítrofes da cidade. Lima destaca-se por episódios de intenso conflito territorial que se manifestam de maneira física no espaço, entre esses, a estruturação de um muro de aproximadamente 10 km erguido pelos habitantes e atores políticos de um dos distritos mais elitizados da cidade, para separar as habitações irregulares produzidas por migrantes do interior do país; esta ação invisibilizou um determinado grupo social como também os impactos que surgiram no ecossistema natural que rodeia a cidade, a área natural denominada “Lomas de Villa María”. Em períodos distintos, diferentes marcos legais procuraram a proteção dessa área, mas essas tentativas não se consolidaram de forma ampla. Esse cenário possibilita (para esta proposta de trabalho) estabelecer a hipótese de que a segregação socioespacial impede a proteção de áreas naturais, impactando a cidade na totalidade, mas de forma mais profunda à população mais pobre.

A complexidade desse caso alcança diferentes enfoques de estudo, e para entender todos os elementos e atores que produzem essa complexa dinâmica, deve existir uma visão holística e interdisciplinar da problemática ambiental nas cidades, como a que é proposta pela Ecologia Política. Para Palácio e Germán (2006) a Ecologia Política proporciona uma reflexão sobre a relação da ecologia humana com a distribuição de poder entre todos os atores no meio ambiente. Considera o contexto atual, de dissociação entre sociedade e natureza, como gerador de disputas e distribuidor desigual de impactos e tensões territoriais. Cabe reforçar que quando se fala de território no contexto socioambiental, não se limita à questão tradicionalmente política, e sim, ao poder e o seu exercício a respeito da dominação e da apropriação (HAESBERT, 2014).

A metodologia pretendida para atingir essa análise interseccional é o Sistema Socioambiental Urbano (SSAU) proposto por Mendonça (2017) com enfoque na questão do relevo; por meio dela, espera-se obter uma compreensão dos conflitos socioambientais no processo de periferização da metrópole, considerando os diversos elementos dessa problemática, e assim, possibilitar o desenvolvimento de um diagnóstico do ecossistema denominado Lomas Costeras presente de forma remanescente na região sul de Lima e que interage com os conflitos sociais desse espaço. Como apoio para consolidação de dados, optou-se pelo uso do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para a caracterização da situação real da área em contraste com as propostas políticas de proteção.

O exercício da identificação das problemáticas socioambientais como um sistema de fatores interatuantes e não de precedentes dissociados promove abordagens multilaterais. Há uma necessidade de olhar para as nossas cidades considerando as suas especificidades históricas, políticas e culturais. Uma perspetiva genérica e globalizada sobre a sustentabilidade urbana limita a concepção de resolução de problemas, por ser uma visão tecnicista que se baseia num sentido forâneo e não necessariamente adaptativo.

OBJETIVO GERAL:

Partindo do pressuposto de que as cidades dos países em industrialização obedecem a uma lógica de expansão não harmônica, e geram diversos impactos, afetando de maneira desigual os seus habitantes, levanta-se como objetivo evidenciar que, como fator reprodutor do espaço contemporâneo urbano, a segregação social imposta na periferia do sul de Lima impede a execução de marcos legais que visam a proteção de áreas naturais como a denominada “Lomas de Villa María”, um vestígio intraurbano do ecossistema das Lomas Costeras que está em perigo. A proposta surge como continuação de um estudo de mestrado que se desenvolveu sobre iniciativas de movimentos socioambientais no local, com o intuito de nesta ocasião desenvolver um diagnóstico direcionado ao relevo da área natural remanescente pelo tipo de ocupação, e analisar o contraste entre o status legal e o real.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Elaborar um levantamento de fatores e a suas dinâmicas, através da Ecologia Política, que permita a compreensão dos produtos urbanos produzidos pela interação entre os habitantes da periferia do sul de Lima e área natural “Lomas de Villa María”;

- Consolidar um diagnóstico socioambiental através do mapeamento da área remanescente do ecossistema Lomas Costeiras localizado na periferia sul Lima e comparar seu status legal com a situação real;

- Destacar como a perda desse ecossistema na cidade  afeta como um todo, destacando o impacto nos setores mais vulneráveis.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

As urbes como fonte de estudo socioambiental proporcionam diferentes enfoques, e sua interseção consegue nos fornecer novos entendimentos para as diversas problemáticas presentes nas cidades da América Latina, caracterizadas pelo dinamismo e acelerado crescimento; cabe considerar as singularidades entre elas, entretanto, existem processos compartilhados no âmbito histórico, político e econômico. O status quo se manifesta na paisagem urbana das cidades latinas, através de produtos espaciais que na sua essência são reflexos do contato entre a sociedade e a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (351.6 Kb)   docx (262.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com