TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Antenado

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Antenado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Ecologia:

Alertas de desmatamento caem 20% em agosto, afirma Imazon

\0Daniele Bragança - 17/09/13

Houve redução dos alertas de desmatamento em agosto, de acordo com o boletim do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon, publicado na manhã desta terça-feira (17). Foram detectados 185 km2 de desmatamento na Amazônia Legal em agosto de 2013. Isso representou uma redução de 20% em relação a agosto de 2012 quando o desmatamento somou 232 km2. Desde junho o desmatamento no estado do Amazonas vem chamando a atenção.

Para Heron Martins, um dos pesquisadores responsáveis pelo Boletim do Desmatamento do Imazon, o destaque do Amazonas é preocupante. A região sul do estado está sofrendo um avanço de corte raso, com destaques para os municípios de Apuí e Boca do Acre.

“Já faz um tempo que ouvimos falar sobre madeireiros e pecuaristas que estão migrando para o sul do Amazonas. A rodovia interestadual que liga Porto Velho (RO) e Humaitá (AM) foi asfaltada e está em ótimo estado, o que também facilita o acesso a região” afirma Martins, que aponta os assentamentos do Incra como parte do avanço do desmate na região. “Em todo sul do Amazonas está aparecendo focos de desmatamento, com

concentração em Apuí, mas há polígonos em outros municípios”.

Quase metade do desmatamento de agosto ocorreu no Estado do Pará, responsável por desmatar 41% do corte raso no período. O Estado do Amazonas ficou em segundo, com 28%, seguido de Rondônia (23), Acre (6%) e Mato Grosso (3%).

Ainda de acordo com Heron Martins, é bom esperar os próximos meses para verificar se há alguma tendência no desmatamento apresentado no Acre, que representou 6% do total. O estado é um dos que menos desmatam.

Degradação aumenta 53%

Se por um lado o corte raso diminuiu, por outro, a degradação florestal aumentou em agosto: foram degradadas 92 km2 de florestas, o que significou aumento de 53% em relação ao mesmo mês de 2012, quando a degradação florestal somou 60 quilômetros quadrados. A degradação é uma etapa anterior do desmatamento (corte raso), caracterizada por queimadas e exploração madeireira ilegal.

Comentario:

Eu acho isso muito bom, pois o desmatado diminuiu, entao significa que ainda tem solucao para esse problema, porem existe uma preocupacao com os municipios de Apui e Boca do

Acre. Esses municipios estao sofrendo migracoes de madeireiros e pecuaristas, e isso faz o desmatamento ficar maior. Entao eu concluir mesmo o desmatamento diminuindo, ainda pode estar correndo riscos alguns lugares, como a regiao sul do Amazonas.

Outros:

Na China, população troca

garrafas PET por passe livre

no metrô

Débora Spitzcovsky 13 de agosto de 2013

Já pensou trocar as garrafas PET que iriam direto para o lixo – reciclável, por favor – por uma viagem de metrô “na faixa”? Essa é a mais nova realidade dos moradores de Pequim, na China. Máquinas instaladas em duas estações da capital, Jinsong e Shaoyaoju, coletam o material reciclável e, em troca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com