TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  24/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

 Cristiane de Lana Trindade                         1159595

Psicologia da Educação

Centro Educacional Claretiano

Licenciatura em Geografia

Fase do desenvolvimento infantil 0a6 meses

Cristiane Regina

Polo de Rondonópolis

05 de março de 2015


INTRODUÇÃO

Todos os períodos da vida humana são importantes, desde o nascimento até o falecimento. Entretanto há um período, digamos, especial: são os primeiro dois da vida.

        Os bebês logo após o nascimento, apresentam um serie de comportamento manifestados por criança de maior idade. As mudanças comportamentais são muitas :desde do simples engatinhar até chegar a um processo de comunicação oral. A primeira infância acontecer quando inicia –se a queda do coto umbilical e terminar-se quando começa a falar e andar, podendo se nutrir-se independentemente do organismo. As mudanças que vão produzido de forma gradual, são períodos contínuos que vão se sucedendo e superpondo. Nesta fase a criança experimenta avanço e retrocesso, controle suas personalidades respeitando cada de se manifestar.  

Desenvolvimento físico

São as reações físicas que uma pessoa, no caso aqui, um bebê, tem reagindo a alguns estímulos recebidos. As reflexões de um recém –nascido podem ser percebidos pelas tendências perceptuais que o levam a presta atenção a alguns objetos, ao mesmo tempo em que ele ignora outros que também estão ao seu redor.

Nesta fase ocorrer o fortalecimento gradual dos músculos e sistema nervosos e capaz de se levantar a cabeça sozinho durante pouco segundos por volta das suas 8 semanas. Quando a criança completa os 4 meses já tem controle da mão e dos braços sendo capaz de controlar até um brinquedo. Entre 4ª 6 meses   se movimenta, tentar agarrar o que quer e posicionar –se no chão para brincar, criar o seu ritmo de alimentação, sono e eliminação e o processo da visão. Com 1 mês a criança já e capaz de foca em objeto próximo ou afastado. Dê 3 a 6 meses bebê reage a som da voz e tem grande sensibilidades a tudo ao seu redor, começa imitar alguns sons que ouve em sua voz. Tem a capacidade de identificar pessoas próximo, também capaz identificar pessoas conhecidas ou estranhos. O desenvolvimento emocional e representado pelo choro onde ele consegue   se comunicar que significar sono, fome e desconforto, apresenta medo perante algum barulho inesperado e situações ou até mesmo entre pessoas estranha sensações de dor. As mudanças na vida de bebê, durante os primeiros meses de vida, se efetivam de modo extremamente rápido. O crescimento físico dos bebês está relacionado à maturação. Um bom exemplo desse processo é o aparecimento da fala na grande maioria das crianças, entre um e três anos de idade. É a maturação do cérebro, atrelada ao desenvolvimento da parte motora da coluna vertebral, que permite à criança sentar, engatinhar, ficar em pé, andar etc.

Com dito anteriormente, os dois primeiros anos de vida são de primordial importância para o desenvolvimento, pois neles se estabelecem as primeiras formar de interação do ser em desenvolvimento.

O crescimento e desenvolvimento físico formam o substrato que sustenta ação da criança em seu meio. Mas a criança depende dos adultos que estão à sua volta para descobrir esse meio. Assim, a criança deve ser ao máximo estimulada, tanto em situações que envolvam objetos físicos (ambiente físico) como as de interação sócias (ambiente social). O desenvolvimento humano acontecer em quatro estágios :sensório-motor (0a18 meses); pré-operatório (18 meses a 7anos); operatório concreto (7 a12 anos); e operatório formal (12 a mais). O nome dos estágios é utilizado porque ser humano ao transcorrer da sua vida, vai passando por diferentes etapas e vai reorganizando a sua construção e interpretação do mundo vivido.

Desenvolvimento emocional e social

Além dos campos relacionados às questões física e cognitiva dos bebês, há um sistema psicológico que, digamos, completa o quadro geral do desenvolvimento na faixa etária do zero aos dois anos de idade, que são as reações emocionais e comportamentais. As emoções são importantes porque estão ligadas diretamente aos comportamentos apresentados, por exemplo, por um bebê. É fácil ilustrar o que estamos dizendo aqui. Vamos imaginar um bebê brincando, na sala de casa, como bolas coloridas espalhadas no chão. De repente, ele para de brincar porque viu uma pessoa estranha entrando no recinto, alterando estado emocional.  A emoções, em muitas vezes esta ligadas ao estado de tensão interna do ser humano, que é seguida por pensamento a respeito dos sentimentos. Mas com as crianças com menos de um ano essa teoria não funciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com