TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Esucação

Dissertações: Psicologia Da Esucação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado.Cada pessoa tem suas características próprias,que as distingue das outras pessoas, e seu próprio rítimo de desenvolvimento .Por mais que nos estudemos e nos esforcemos para compreender o comportamento humano e seu desenvolvimento humano ele sempre reserva surpresas e imprevistos.

Apesar das diferenças e das incertezas que marcamos o desenvolvimento humano,alguns pesquisadores estabelecem fases de desenvolvimento, as quais obedecem a uma certa sequência para todos.Para piaget os principais objetivos da educação são:Formação de homens criativos, de pessoas críticas e ativas.Devemos lembrar que Piaget não propõe um método de ensino,mas ao contrário,elabora uma Teoria do conhecimento,cujo resultado são utilizados por psicólogos e pedagogos.

Agora vamos conhecer um pouco sobre as Teorias do estudioso Jean Piaget que tenta nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos.,Jean Piaget fundador do construtivismo define a teoria do desenvolvimento e do conhecimento em resultado de uma interação com o meio.Piaget procura determinar os processos de construção de conhecimento desde as suas formas simples até aos níveis elevados.Para Piaget, o indivíduo não é um simples do meio(tese Behaviorista), e nem simplesmente determinados por princípios inatos(Tese Gestaltista).Nos primeiros meses de vida,o seu comportamento é determinado por reflexos inatos,mas depois,as respostas são cada vez mais complexas.O comportamento é uma resposta que varia em função da interação entre a personalidade do sujeito e a situação.

O Construtivismo (ou psicologia genética), procura explicar o desenvolvimento cognitivo(como um processo contínuo de adaptação ao organismo,marcado por vÁrias fases.Cada uma delas representa um estágio de equilíbrio,cada vez mais estável,entre o organismo e o meio, onde ocorrem determinados mecanismo de interação como a assimilação e acomodação.

A inteligência surge assim, como o conjunto das estruturas e esquemas que um organismo dispõe em cada fase de seu desenvolvimento.A adaptação do seu organismo constitui a expressão do equilíbrio atingida entre a assimilação e a adaptação.Para Piaget os indivíduos constroem seus próprio conhecimento,por isso sua teoria ficou conhecida como a teoria da Epistemologia genética,ou seja ele tinha a curiosidade e o desafio de estudar o pensamento do nascimento até a maturidade.

As principais características do Estágio do pensamento cognitivo são:

Estágio Sensório Motor-Do nascimento ao 2 a 3 anos de idade,onde a criança desenvolve um conjunto de esquemas onde é capaz de fazer imitações,construindo representações mentais mais complexas.

Estágio Pré Operatório-Dos 6 a 7 anos ,é chamada a idade dos porquês.

Estágio Operatório Concreto- Dos 10 a11 anos ,seu pensamento lógico,ainda está preso aos conceitos concretos,não fazendo ainda abstrações.

Estagio operatório Formal- 15 a 16 anos fase em que o adolescente constrói o pensamento abstrato,conceitual e é capaz de pensar cientificamente.

Piaget contribui para o processo de aprendizagem defendendo que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido,priorizando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com