TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESISTÊNCIA, AT WAVE

Seminário: RESISTÊNCIA, AT WAVE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

SUSTENTABILIDADE, A ONDA DO MOMENTO...

Sustentabilidade é a palavra que mais se ouve e se lê por aí — na administração, na economia, na engenharia ou no Direito. Mas, será que realmente sabemos o que significa sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito que faz parte da vida moderna, trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. A palavra-chave é continuidade — como essas vertentes podem se manter em equilíbrio ao longo do tempo.

Quem primeiro usou o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, Gro publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez o conceito: "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades", a proposta não era só salvar a Terra cuidando da ecologia, mas suprir todas as necessidades de gerações sem esgotar o planeta.

Em minha opinião, a sustentabilidade pode vir a tornar-se um novo alento e esperança a humanidade, rumo a um progresso que não agrida, mas que agregue valores, não só econômico, mas políticos, éticos, corretos e humanos, e uma das vias de encontro a esses anseios e desejos é através da educação, afinal como educador, creio que o portal de toda transformação obrigatoriamente passa pela estrada da educação.

Dentre as várias propostas de implementação ou discussão do pensamento sobre a sustentabilidade, uma na internet me chamou a atenção, devido a sua proposta em pauta, essa proposta encontra-se no endereço http://sustentabilidade.colband.net.br/, com o seguinte título “Educação para a Sustentabilidade: a criação de um novo paradigma.”

O Projeto Educação para a Sustentabilidade conta com a participação de professores de diferentes áreas do conhecimento e estudantes do 1º ano do Ensino Médio que compartilham o desejo de planejar ações para a construção de uma escola e um planeta mais sustentável.

Entre outros pontos colocados na página inicial do projeto, destaca-se que:

- o conceito de Sustentabilidade, apesar de muito conhecido e difundido, é muito pouco compreendido e, menos ainda, vivenciado.

- para construirmos uma sociedade mais sustentável é preciso inicialmente compreender o que as pessoas pensam sobre o assunto e como agem no seu dia a dia.

O legal desse projeto é que o trabalho inicia se desenvolvendo com os alunos do Ensino Fundamental II, trabalhando a ideia de sustentabilidade, o que sabem, o que pensam e como agem.

A partir dos resultados das pesquisas feitas com os alunos, a ideia é propor campanhas de comunicação e ações que envolvam toda a comunidade escolar, agregando de forma efetiva novos valores às práticas já desenvolvidas dentro da escola e das salas de aula.

As vezes são pequenas ações que levam a grandes feitos, basta acreditar, e apostar na sustentabilidade, seria apostar em vida, renovação...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com