TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tectônica Global Dinâmica Da Terra

Exames: Tectônica Global Dinâmica Da Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

As Cordilheiras Meso-Atlântica e Meso-Pacífica são exemplos deste tipo de limite de placas no fundo mar.

Por curiosidade, um dos únicos lugares que uma cordilheira meso-oceânica aflora na superfície terrestre é na Islândia. Quando as placas tectônicas em limites divergentes são afastadas entre si, o manto sólido, mais móvel, abaixo do rifte responde ao decréscimo da pressão e ascende para preencher o espaço vazio. O manto, devido a diminuição da pressão, funde espontaneamente, sem adição de calor.

Estágios iniciais de separação de placas também podem ser encontrados sobre os continentes. Esses locais são caracterizados por longos falhamentos normais (riftes), vulcanismo basáltico e terremotos rasos. O Grande Rifte Vale do leste da África, localizado entre a placa Africana e a subplaca da Somália, representa um estágio inicial da separação de placas dentro de um continente.

(2) Limites Convergentes - no qual as placas tectônicas convergem, colidem e uma mergulha por baixo da outra, promovendo o retorno da litosfera oceânica para o manto;

Há três maiores tipos de interação de placas convergentes:

-- convergência de duas placas oceânicas; Como exemplo deste tipo de limites de placas pode ser citado o arco de ilhas que formam as Filipinas e a Indonésia.

-- convergência de uma placa oceânica e uma placa continental; Os Andes sul-americano são um belíssimo exemplo deste tipo de colisão.

-- colisão de duas placas continentais. Os Himalaias são o melhor exemplo deste tipo de orogênese colisional.

(3) Limites Transformantes - onde as placas tectônicas deslizam lateralmente uma em relação as outras, aproximadamente a altos ângulos em relação aos limites divergentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com