TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tectônica Global

Por:   •  30/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nomes: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5° Semestre de Engenharia Civil

Professor: Carlos Eduardo Maia de Oliveira (Cadu)

Disciplina: Geologia

Data:

Aula 3 – Tectônica Global

01 – A superfície do planeta Terra é dinâmica e está em contínua transformação. Esse dinamismo se relaciona com as 12 placas litosféricas superficiais que constituem a crosta terrestre. De uma forma geral, estabeleça esta relação – dinamismo da superfície terrestre e placas litosféricas, citando algumas consequências deste dinamismo produzidas no relevo.

02 – A teoria da Deriva Continental foi criada pelo alemão Alfred Wegener em 1915, na ocasião da publicação de seu livro A Origem dos Continentes e Oceanos. Em linhas gerais, explique do se trata este teoria? Quais foram as evidências, apresentadas pelo cientista Wegener, que fundamentaram tal teoria?

03 – Por que, durante algum tempo (notadamente após a morte de Wegener em 1930), sua teoria, A Deriva Continental, foi considerada pelos geofísicos como uma “poesia”, uma obra que não deveria ser considerada relevante?

04 – “A chave para a compreensão da dinâmica da Terra, ao contrário do que muitos cientistas pensavam, não estava nas rochas, mas sim no fundo dos oceanos”. Quais são as provas observadas no assoalho oceânico que corroboraram, em parte, a teoria da Deriva Continental?

05 – Qual a diferença básica entre a teoria da Deriva Continental e a Tectônica Global?

06- Explique, resumidamente, a dinâmica das correntes de convecção que ocorre na astenosfera e sua influência na expansão do assoalho oceânico e deslocamento das placas litosféricas.

07 – Qual a natureza geológica das placas litosféricas?

08 – Quais são os limites entre as placas litosféricas? Explique-as, resumidamente.

09 – A convergência entre placas litosféricas resulta em colisões de três tipos, de acordo com a natureza da crosta envolvida. Resuma a dinâmica dos três tipos de colisão citando algumas consequências de cada processo em questão.

10 – Como medir a velocidade absoluta das placas litosféricas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (353.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com