TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raiz Tupi

Ensaios: Raiz Tupi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 4

O desenvolvimento e surgimento do Brasil

Em um momento já preexistente há muito tempo fisicamente biologicamente e humanamente desenvolve - se a Humanidade Indígena. Em certo momento depois dos primeiros povoadores que vieram de varias procedências de varias línguas, vêm os Tupis Guarani eles devem ter vindo do Oeste ou Noroeste da Amazônia desceram até a depressão do Pantanal e um dia atravessaram o Planalto, chegando aos litorais e provavelmente a partir do litoral um braço foi para o Norte outro braço foi para o Sul.

Os tupis eram muito mais diversificados da sua cultura atual e continua, eles expulsaram quem ancorou aqui ou os escravizaram ninguém sabe, sabe - se que por volta do ano mil há registros de cartas que falava de uma Ilha chamada Brasil obviamente que isso significa que o nome Brasil não vem do "Pau-brasil" isso aqui era Ilha Brasil como alguns navegantes sabia.

Para ciência esses povos viviam por séculos eles conhecia a natureza em detalhes sabia o nome de cada animal de cada planta cada erva e sabia para que servisse e para o que não servia viveram aqui pelo menos dez mil anos, tiraram dentre tantas plantas selvagens e as domesticaram, para poder plantar como em uma roça tudo junto. Ou seja, os índios já tinha um legado antes da colonização portuguesa.

Então assim em 1500 surge da confluência dos entrechoques dos caldeamentos do invasor português com índios silvícolas e com negros africanos o Brasil que somos atual uma Cultura sincrética, um povo novo que apesar de fruto de fusão de matriz diferenciadas se comporta como uma só gente.

"- A coisa mais importante do brasileiro é inventar o Brasil que nos queremos...”.

Darcy Ribeiro.

São varias tribos porem cada uma tem suas particularidades vou falar dos Tupinambás e algumas das suas principais características.

Como viviam os Tupis ou Tupinambás

Os tupinambás moravam em malocas. Cada grupo local ou "tribo" tupinambá se compunha de cerca de 6 a 8 malocas. A população dessas tribos girava em torno de 200 indivíduos, mas podia atingir até 600. Viviam da caça, coleta, pesca, além de praticarem a agricultura, sobretudo de tubérculos, como a mandioca e a horticultura.

A divisão de trabalho era por sexo, cabendo aos homens às primeiras atividades e às mulheres o trabalho agrícola, exceto a abertura das clareiras para plantar, feita à base da "queimada", tarefa essencialmente masculina. O plantio e a colheita, o preparo das comidas e o artesanato (confecção de vasos de argila, redes, etc.) eram trabalhos femininos. Instrumentos de guerra - arcos e flechas, maças, lanças - eram feitos pelos homens. Os artefatos de guerra ou de trabalho eram de madeira e pedra, e desta última eram inclusive os machados com que cortavam madeira para vários fins.

O casamento

Entre os tupis, o matrimônio avuncular (tio materno com sobrinha), ou entre primos cruzados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com