TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Naturais, Minério- China 2015

Por:   •  3/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

É denominado minério qualquer conjunto de material formado por minerais onde sua extração é viável economicamente, eles podem estar presentes em sedimentos, solo ou rochas

Os minerais são utilizados como matéria-prima de diversos produtos industriais, principalmente eletrônicos, como por exemplo, smartphones e televisores.

Os recursos minerais estão entrando em escassez por questão de exploração excessiva para a produção em massa de muitos dos produtos que utilizamos para atender a demanda de consumo da população. Eles também são de extrema importância para atender a infraestrutura do país, ou seja, os seres humanos necessitam efetivamente dos recursos naturais.

Contudo a exploração descontrolada dessas recursos nos levará ao colapso, muito dos minérios que necessitamos fazem parte de fontes não-renováveis, são aqueles incapazes de se refazer, ou seja, certamente um dia acabarão, esse período pode demorar curto, médio ou longo prazo, isso já é comprovado pela Organização Mundial do Comércio.

Muitos dos minérios estão nessa situação de escassez também pelo descarte incorreto de seus materiais, principalmente quando correlacionados a produtos eletrônicos, estes são trocados de maneira concisa pelo ser humano, não só por problemas que apresentam, na maioria das vezes visam o status, no Brasil por exemplo são produzidos 100 mil toneladas de lixo eletrônico anualmente, no mundo esse número é muito maior chegando a 40 milhões de toneladas anuais, sendo responsável por 70% dos metais pesados encontrados nos aterros sanitários e lixões, contaminando o solo e os recurso hídricos. A falta de incentivo à reciclagem eletrônica é um fator também muito apontado para esse descarte incorreto.

Por conta disso, segundo a comissão europeia, 14 matérias primas minerais estão se esvaindo, dentre eles estão o Cromo, Nióbio, Lítio e o Ouro, de acordo com estudos esse último tem seus dias contados em menos de duas décadas com estimativas de 20 anos para entrar em escassez definitiva. Os metais, porém, são de extrema importância para a produção dos eletrônicos e é por isso que não se sabe qual será o futuro do ser humano.

E não pensem que existe muito tempo para que isso aconteça, alguns países já passam por isso, é o caso da China, que está ameaçada de sofrer com a escassez de 25 tipos de recursos minerais, dentre eles 11 são essenciais para a economia local, esses dados são afirmados pelo ministro das terras e recursos naturais do país.

Em 2020 essa escassez será esmagadora, pois o país promove industrialização, urbanização e modernização agrícola através da utilização dos minérios, infelizmente, deixam também desgastes irrecuperáveis à natureza.

A escassez cruel desses materiais acarretaria em conflitos políticos no jogo de interesses econômicos e disputa política, afetando a dinâmica social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com