TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Região Centro Oeste

Por:   •  17/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 3

Região Centro-Oeste

 Na aula de hoje, viajaremos para  região Centro-Oeste do Brasil. Logo de partida, você conhecerá a diversidade de seus aspectos naturais e o processo de ocupação e produção de espaços nessa região.

Verá que nos últimos anos, ocorreu uma diversificação das atividades econômicas no Centro-Oeste, resultante de investimentos dirigidos para outros setores além do agropecuário.

Descobrirá também, que essa região enfrenta um grande desafio: o de assegurar a expansão da economia com a necessidade de preservação do meio ambiente.

Apresentação

Entre as regiões do Brasil, a Centro-Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano Atlântico, sendo a mais interiorizada do território brasileiro. Como vimos anteriormente , o Centro-Oeste é a segunda região do Brasil em área territorial: Possui 1.606.371 quilômetros quadrados, sendo superado apenas pela Região Norte. Em 2010, a população total da Região Centro-Oeste era de 14.058.084 habitantes, o que a colocava como a menos populosa entre as regiões do Brasil.

É nessa região que se localiza Brasília, a capital político administrativa do Brasil.

Relevo

No Centro-Oeste predominam terras com altitudes entre 200 e 500 metros. As terras mais elevadas são encontradas no estado de Goiás , como a Serra dos Pirineus e a Chapada dos Veadeiros. Entre as terras de baixas altitudes, de 100 a 200 metros, destaca-se a área do Pantanal Mato-Grossense ,na porção sudoeste da região.

Unidades de relevo

Quanto ao relevo, predominam no Centro-Oeste os planaltos e as chapadas que compõem as unidades dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná e os Planaltos e Chapadas, dos Parecis. Essas formações são tradicionalmente agrupadas sob a denominação geral de Planalto Central do Brasil. Brasília está situada a 1.171 m de altitude, em uma das chapadas de Goiás.

As depressões abrangem menores extensões. Destacam-se a Depressão do Tocantins e a Depressão Marginal Sul-Amazonica, que se estende desde o norte do Mato Grosso até o vale do Rio Amazonas na Região Norte. A planícies ocupam a área do pantanal e são representadas pela Planície e Pantanal do Rio Guaporé, pela Planície e Pantanal do rio Paraguai e por um trecho da Planície do Rio Araguaia.

Hidrografia, relevo e povoamento

Os rios da região Centro-oeste correm em varias direções. Isso ocorre  porque o relevo da região  forma vários divisores de água. Na região Centro-Oeste também encontram-se nascentes de rios que formam quatro grandes bacias hidrográficas brasileiras . Alguns afluentes e subafluentes do Rio Amazonas, como é o caso do Rio Xingu e dos rio Juruena e Teles Pires- que  formam o Rio Tapajós -, nascem no Mato grosso. Da mesma forma, é no Centro-Oeste que nascem afluentes da margem direita do Rio Paraná  e afluentes da margem esquerda do Rio  Paraguai, alem dos rios formadores da bacia Tocantins-Araguaia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com