TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Região Sul

Monografias: Região Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

Região Sul

Mapa da Região Sul

Estados e capitais da Região Sul

Bandeira Sigla Estado Capital

Bandeira do Paraná PR Paraná Curitiba

Bandeira do Rio Grande do Sul RS Rio Grande do Sul Porto Alegre

Bandeira de Santa Catarina SC Santa Catarina Florianópolis

A Região Sul é composta por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com 576.409,6 km² de extensão, é a menor região do Brasil fazendo fronteira com a região sudeste e centro-oeste, além dos países Uruguai, Paraguai e Argentina.

Com grande influência européia devido à imigração no século XIX, principalmente alemã e italiana, é possível notar a marca de seus costumes na arquitetura de algumas cidades, no idioma e na culinária, além de introduzirem a policultura e o sistema de pequenas propriedades na região. Algumas cidades do Sul celebram as tradições dos imigrantes em festas típicas, como a Oktoberfest, em Blumenau (SC) e a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

Relevo da Região Sul

O relevo da Região Sul é dominado, em sua maior parte, pelo planalto, algumas planícies e a campanha gaúcha. O planalto da Região Sul é dividido em Planalto Atlântico ou Cristalino e o Planalto Meridional que é subdividido em Planalto arenito-basáltico e Depressão periférica.

- O planalto Cristalino ocupa grande parte do Paraná, onde forma a Serra do Mar e uma pequena parte de Santa Catarina.

- O Planalto Meridional ocupa a maior parte da região Sul, com extensões de arenito e basalto, sendo dividido em duas partes:

+ Planalto Arenito-basáltico: Acidente geográfico onde a diferença de resistência entre o basalto e o arenito forma ''cuestas'', mais conhecidas na região como serras. Um exemplo é a Serra Geral em Santa Catarina;

+ Depressão Periférica: É uma área estreita e rebaixada com nome de planalto dos Campos Gerais no Paraná, e Depressão Central, no Rio Grande do Sul.

Clima da Região Sul

O clima da Região Sul é o subtropical, exceto pelo norte do Paraná onde predomina o clima tropical. Com grandes variações de temperatura, é a região mais fria do país onde, durante o inverno ocorre geadas, e em algumas localidades como a região central do Paraná, e o planalto serrano do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pode ocorrer até neve. As estações do ano são bastante diferenciadas e as chuvas caem sobre toda a região com uma certa regularidade durante todo o ano, mas no norte do Paraná elas se concentram no verão.

Hidrografia da Região Sul

A Região Sul possui duas importantes bacias hidrográficas: Bacia do Rio Paraná, onde está situada a Usina Hidroelétrica de Itaipu na divisa do Brasil com o Paraguai, e a Bacia do Rio Uruguai. A hidrografia da Região Sul pode ser dividia em: Região hidrográfica da bacia do rio Uruguai, Região hidrográfica da bacia do Guaíba e Região hidrográfica das bacias do Litoral.

Vegetação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com