TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatori De Palestra

Ensaios: Relatori De Palestra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADES ACADEMICO-CIENTIFICO-CULTURAIS

Profº: RICARDO ANTONIO P DA COSTA

Relatório da palestra VII ENCIC – Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Cientifica.

Palestra A atividade lúdica utilizada como recurso e aprendizagem na sala de aula.

Prof. Alysson Martins Andrade.

Adriano Almeida Silva RA: 1147738

Introdução

O presente relatório tem como objetivo documentar as experiências observadas e vivenciadas durante a palestra ministrada pelo Prof. Alysson Martins Andrade. Com o tema: A atividade lúdica utilizada como recurso e aprendizagem na sala de aula. Atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica. São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quanto está praticando alguma atividade lúdica. Ela também espelha a sua experiência, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses.

Na educação Infantil podemos comprovar a influência positiva das atividades lúdicas em um ambiente aconchegante, desafiador, rico em oportunidades e experiências para o crescimento sadio das crianças.

Resumo

A palestra Começou com um vídeo bastante chamativo aonde abordou sobre aprendizado, confiança, determinação, persistência, liderança, trabalho em equipe, autonomia, disciplina, motivação, harmonia, superação. O professor Prof. Alysson Martins Andrade. Começou sua palestra abordando bem sobre os jogos didáticos que são ferramentas inovadoras no campo da educação e explicando que o jogo didático nada mais e que um jogo com a finalidade educativa. E existe jogo para todas as áreas do conhecimento e para todas as faixas etárias. Mostrando que o jogo ajuda muito no desenvolvimento da criança, pois, a criança que joga, aprende se divertindo. Os jogos são capazes de promover o correto desenvolvimento psicológico, motor, físico, intelectual e social. Para acaba com as dificuldades o professor tem que motivar os alunos criando brincadeiras aonde busca o interesse dos alunos aonde as brincadeira podem acabar com a timides do aluno através destas brincadeiras e que nesse processo de formação o professor e indispensável, rever as maneiras de ministrar as aulas de educação física fazendo coisas novas com brincadeiras antes da malhação, para interagir em colegas.

Na palestra foi abordado também sobre a Introdução da informática quanto o uso de multimídias. A utilização de Tecnologias multimídia nas salas de aula vem ganhando cada vez mais importância no campo educacional. Sua utilização como ferramenta para facilitar a aprendizagem e sua ação na sociedade vem crescendo rapidamente entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essas novas tecnologias. Aprender com a tecnologia é quando o aluno aprende usando-as como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento.

Foi frisado sobre os jogos educativos que e uma ferramenta de apoio motivadora de ensino/aprendizagem, e que os jogos educativos contribui para elevar a auto estima do educando, despertando-o para construção de seu próprio conhecimento, pois, uma das principais causas do desinteresse está relacionada à falta de uma metodologia adequada. E que os Jogos Educativos podem colaborar de forma lúdica, significativa e atrativa, despertando o interesse do educando na construção dos saberes.

Sobrem os Jogos de entreterimento e jogos pedagógicos ou didáticos. Foi citado como Um bom exemplo das duas atividades e a adedonha. Aonde o aluno escreve em uma folha nome de pessoas, cidades, carros etc. e assim jogar se os dedos e conta qual letra do alfabeto dar tem que escrever os nomes da pessoa, cidade etc. com aquela letra. Aonde o jogo e o resultado de interações lingüísticas diversas em termos de características em ações lúdicas. São usados Alguns critérios para que seja feita uma adequada escolha de jogos para que se possam garantir as essências do jogo e do processo educativo. Primeiro o Valor experimental: aonde permitir a exploração e manipulação, isto e um jogo que ensine conceitos científicos devem permitir a manipulação de algum tipo de brinquedo, espaço e ação. Segundo o valor da estruturação: que suporta a estruturação de personalidade e o aparecimento da mesma em estratégias e na forma de brincar, isto e liberdade de ação. O jogo deve manter um equilíbrio entre duas funções:

* uma lúdica, ou seja, deve propiciar diversão e prazer; E outra educativa, deve ensinar ao individuo algo que seja acrescido em seu saber. De acordo com Santana (2008).

Abordou-se bem sobre o Desenvolve níveis diferentes de experiência pessoal e social. Possibilitando a construção da autoconfiança dos alunos. Mas tendo Cuidado ao utilizar jogos didáticos em sala de aula, pois se deve A experimentação dos jogos; Síntese rápida dos conteúdos abordados em cada jogo; Verificação das regras; Propostas de atividades relacionadas aos conteúdos dos jogos; Pontuação nos jogos;

Como foi ditos são vários os benefícios das atividades lúdicas, entre eles estão: Assimilação de valores; Aquisição de comportamentos; Desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento; Aprimoramento de habilidades; Socialização. E quanto ao tipo de atividades lúdicas existentes, são muitas, podemos citar: Desenhar; Brincadeiras; Jogos; Danças; Construir coletivamente; Leituras; Softwares educativos; Passeios; Dramatizações; Cantos; Teatro de fantoches, etc.

Conclusão

As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.

Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o prazer.

Na educação infantil, por meio das atividades lúdicas a criança brinca, joga e se diverte. Ela também age, sente, pensa, aprende e se desenvolve. As atividades lúdicas podem ser consideradas, tarefas do dia-a-dia na educação infantil.

Ao participar desta palestra foi de suma importância, para mim, um futuro educador, pois vieram a esclarecer sobre o lúdico sobre as brincadeiras os jogos didáticos jogos educativos e o quanto eles soa importante para a aprendizagem da criança e do adolescente. Quebrando o preconceito e ajudando acabar com a timidez, mas respeitando o espaço de cada um, pois cada criança e adolescente tem, mas facilidade a certo tipo de jogo e brincadeira. Sabendo que a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias. As atividades lúdicas têm capacidade sobre a criança de gerar desenvolvimento de várias habilidades, proporcionando a criança divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole, e auto-realização.

E eu como um futuro educador deverá propiciar a exploração da curiosidade infantil, incentivando o desenvolvimento da criatividade, das diferentes formas de linguagem, do senso crítico e de progressiva autonomia. Como também ser ativo quanto às crianças,

criativo e interessado em ajudá-las a crescerem e serem felizes, fazendo das atividades lúdicas na educação Infantis excelentes instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »