TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio

Por:   •  10/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CURSO DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

PROFESSORA: MARIANNA FERNANDES MOREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

DEISE SANTOS SALDANHA

CIDADE

2019

DEISE SANTOS SALDANHA

Relatório apresentado a Disciplina Estágio Curricular Supervisionado II, como requisito para a conclusão das atividades referentes ao referido componente curricular, do curso de Geografia.

CAICÓ/RN

2019

LISTA DE PRESENÇA

[pic 1]

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................ 05

Organização da Classificação Bibliotecária de Livros Antigos...........  06

Registro Online dos Novos Livros....................................................... 10

Repassando Conhecimentos.............................................................. 12

Considerações Finais.......................................................................... 13

Referências.......................................................................................... 14

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório é uma síntese do trabalho de intervenção, na biblioteca, realizado na Escola Estadual Centro Educacional José Augusto, mais conhecida como CEJA, localizada na Rua Zeca Diniz, no bairro Penedo - Caicó/RN, onde o principal propósito é evidenciar as conclusões da referida atividade de intervenção do Estágio Curricular Supervisionado II.

Existem inúmeros problemas e desafios que a educação vem enfrentando, levantando diariamente uma discussão sobre a qualidade e as etapas da formação de professores. Por isso, o estágio torna-se algo essencial nos cursos de licenciatura, uma vez que durante a formação profissional o discente, para ser um bom educador futuramente, precisa refletir sobre sua própria prática enquanto formador de cidadãos. É dentro desse pressuposto que a prática de intervenção entra como uma importante ferramenta na formação de futuros docentes, na medida em que oferece a estes a oportunidade de conhecer e interagir com o meio escolar antes mesmo do Estágio Supervisionado III (ZINKE; GOMES, 2015).

Esta ação se desenvolveu em três etapas: a primeira remete na organização da classificação bibliotecária (registro) dos livros antigos na estante, no qual estavam todos misturados; a segunda teve como finalidade de realizar os registros online, através do software Biblivre, os novos livros que chegaram por meio de doações do governo e ministério da educação, como também cadastrar os alunos neste programa para que cada um obtenha sua ficha de empréstimo; a terceira e última etapa foi voltada exclusivamente para informatizar e auxiliar a bibliotecária dos recursos que foram implementados no ambiente, principalmente na compreensão do manuseio dos registros de livros na plataforma Biblivre, já que é uma atividade corriqueira e que terá que ser feita diariamente por ela.

Assim, o objetivo desta intervenção remete na melhoria da biblioteca no que se refere à organização dos registros dos livros, visando à importância que estes fiquem ordenados pela classificação bibliotecária, facilitando o acesso dos discentes ao tópico de sua preferência, como também trazer modernidade inserindo o registro online de todos os livros, proporcionando a troca do registro no papel para o registro digitalizado.

  1. ORGANIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO BIBLIOTECÁRIA DE LIVROS ANTIGOS

A organização do material informacional nos acervos de bibliotecas não deseja por si apenas a localização física, mas busca alcançar a informação neles contida, abrangendo a necessidade de acesso aos conteúdos dos documentos. A classificação, que é um processo utilizado para organização da informação, está inserida no conceito de tratamento da informação, sintetizado por Dias e Naves (2007, p. 17) como:

“[...] expressão que engloba todas as disciplinas, técnicas, métodos e processos relativos à: a) descrição física e temática dos documentos numa biblioteca ou sistema de recuperação da informação; b) desenvolvimento de instrumentos (códigos, linguagens, normas, padrões) a serem utilizados nessas descrições; e c) concepção/implantação de estruturas físicas ou bases de dados destinadas ao armazenamento dos documentos e de seus simulacros (fichas, registros eletrônicos, etc.). Compreende as disciplinas de classificação, catalogação, indexação, bem como especialidades delas derivadas, ou terminologias novas nelas aplicadas, tais como metadados, e ontologias, entre outras”.

Dessa maneira, o tratamento temático em bibliotecas aborda o assunto existente no documento, compreendendo a análise documentária como área teórica e metodológica que abrange as atividades de classificação, elaboração de resumos, indexação e catalogação de assunto, considerando as diferentes finalidades de recuperação da informação.

Langridge (2006, p. 19, destaque do autor) explica que “[...] a expressão classificação bibliográfica é comumente usada como sinônimo para classificação em biblioteca.” De acordo com o autor, ambas as expressões inferem a aplicação da classificação não apenas no arranjo dos documentos nas estantes das bibliotecas, mas também na importância da função de apontar a completa gama de assuntos e as relações entre eles no sistema documentário.

Assim, em decorrência da desorganização dos livros antigos na estante da biblioteca Murilo Simplício, pertencente ao CEJA, foi necessário reorganizar todos eles de acordo com o manual de organização e dinamização da biblioteca escolar, como mostra a figura 01:

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

Para organizar os livros nas estantes, costuma-se agrupá-los por assuntos. Esses assuntos são representados por números que obedecem a um Sistema de Classificação. A classificação de assuntos é um trabalho técnico realizado por profissionais bibliotecários. Entretanto, sabemos que na grande maioria das bibliotecas escolares não existe o bibliotecário formado na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (859.4 Kb)   docx (675.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com