TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Sobre A África

Ensaios: Relatos Sobre A África. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Relatos sobre a África

1.

1.1 Fome na África – mídia

A fome na África é um assunto polêmico, tratado há muitos anos em todo o mundo. Já existem diversas campanhas e ONGs com objetivo de ajudar os habitantes do continente em relação a este fato.

Certamente, é fato comprovado que a África é a região que mais passa fome no mundo, porém será que o foco dos jornais e revistas, que é tão forte sobre o assunto, é justo em relação aos tantos outros países que passam pela mesma situação?

Temos como exemplo Bangladesh, um país que se encontra entre os 20 países que mais passam fome no mundo, mais precisamente na posição 17. Apesar de não se encontrar em uma situação tão degradante quanto os países africanos, Bangladesh merece um destaque quanto ao fato. Pesquisas afirmam que entre idosos e crianças, 90 por cento sofrem de desnutrição.

Podemos concluir que, em relação a mídia, a situação da África, pelo fato de ser tão preocupante, acaba por ofuscar as situações de diversos outros países, que também merecem uma ajuda para resolver a situação. Caso a mídia desse certo foco sobre esses outros países, a situação dos mesmos poderia se tornar menos preocupante.

1.2 Representações do Islamismo na África- verdades e mentiras

No ocidente, as pessoas costumam confundir os significados de árabe, muçulmano e islâmico. Porém são termos diferentes, islâmico se refere apenas a religião, muçulmanos são como são chamados os seguidores do Islã, e árabes são uma são uma comunidade linguística e cultural com uma história comum.

O uso do véu islâmico por uma muçulmana é obrigatório em qualquer lugar, e nos países islâmicos radicais é obrigatório o uso até para os que não seguem a religião. Assim como a dieta muçulmana que não permite a ingestão de carne de porco e com sangue. A comida halal, adotada pelos seguidores da religião, tem um tipo especial de preparo. Algumas empresas brasileiras já vendem carne de animais abatidos ao estilo halal e até redes de lanchonetes europeias vendem sanduíches com este tipo de carne.

2.

2.1 Travesseiros de Madeira

O conteúdo a que se refere o texto de Mansfield Parkyns, narra um aspecto do cotidiano do povo africano em especial o povo da Abissínia. A visão europeia do autor onde é narrada de forma realista, devido ao caráter da suas aventuras e ida à África.

O hábito de dormir em travesseiros de madeira, logicamente explicados pelo costume de untar os cabelos com gordura ou manteiga em contraste com os mesmos travesseiros europeus de penas de ganso recobertos com o mais fino linho inglês, mostra o quanto são distantes as duas realidades. Tudo isso narrado de forma a expressar o quanto é exótico e diferente o povo da Abissínia em contraste com a “civilização” europeia no olhar do autor. O texto mesmo sendo do século XIX, é atual, pois esses hábitos se mantem até hoje.

2.2 Um almoço festivo

O texto realista narra o cerimonial de um banquete, que mostra a diversidade de costumes estranhos aos olhos europeus do autor. Continuando sua viagem exploratória o autor, que estudou em Cambridge,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com