TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Tocantins

Por:   •  28/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

Tocantins

  • Características naturais

    O estado do Tocantins apresenta uma grande variedade natural, que é demonstrada a partir dos principais componentes de formação da paisagem, que são eles: relevo, clima, vegetação e hidrografia.

    No Tocantins são encontrados basicamente três tipos de relevo: planalto, planícies e depressões (a também a presença de chapadões). Quanto à altitude, grande parte do território não ultrapassa 500 metros acima do nível do mar.
Os planaltos são encontrados nas áreas próximas ao Araguaia-Tocantins, localizado no sul do estado, nessa região as altitudes são de 300 a 600 metros. O ponto mais alto do Tocantins se estabelece na Serra das Traíras, com 1.340 metros de altitude.

    Em Tocantins o clima que predomina é o tropical, esse apresenta duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa, a primeira produz temperatura com média anual de 26ºC e a segunda 32ºC. Os índices pluviométricos durante o ano são de 1.800 mm no norte e no leste, no sul do estado o índice diminui para 1.000 mm.

    A cobertura vegetal do Estado é composta por 90% de cerrado, esse tipo de vegetação possui árvores baixas com raízes profundas, troncos retorcidos e folhas e cascas grossas, o território é uma área de transição entre cerrado e Floresta Amazônica, essa se apresenta ao norte do Estado. Por ser uma vegetação seca acaba acontecendo as queimadas naturais que são queimadas causadas pelos raios de sol, quando entra em contato com a vegetação seca eles fazem com que pegue fogo.

    O Estado faz parte dos principais potenciais hídricos do Brasil, dessa forma o território demonstra importantes rios como o Araguaia, o Tocantins, do Sono, das Balsas e Paraná, no primeiro está situada a maior ilha fluvial do mundo, denominada de Ilha do Bananal.

  • Condições socioeconômicas

    Apesar de a economia tocantinense apresentar evoluções a cada ano, sua contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional ainda é pequena, apenas 0,5%. No âmbito regional, a participação do Tocantins para o PIB é de 8,3%.                                                               A composição do Produto Interno Bruto do Tocantins é a seguinte:

[pic 1]Agropecuária:17,8%.
Indústria:24,1%.
Serviços: 58,1%.

Portanto, o setor de serviços é o principal responsável pela formação do PIB estadual. No Tocantins, esse segmento da economia se concentra na capital, Palmas, e nas cidades localizadas próximas à Rodovia Belém-Brasília, pois o fluxo de pessoas é intenso nessas localidades.

    A agropecuária é a atividade responsável por, aproximadamente, 99% das exportações do estado. A pecuária bovina de corte é um dos grandes elementos econômicos do Tocantins.

   O setor industrial está concentrado nas cidades de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Paraíso do Tocantins. As principais indústrias são a de produtos minerais, de borracha e plástico, agroindústria e alimentícia. Sua produção é destinada principalmente ao consumo interno.

  • Importância para o fluxo turístico e ambiental para o crescimento econômico

    O turismo vem elevando a sua importância em todo o mundo, principalmente, no Tocantins, em virtude do seu papel relevante no desenvolvimento econômico e social, principalmente no que se refere à geração de renda e empregos diretos e indiretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (298.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com