TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Livro Lucíola

Por:   •  8/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório do livro Lucíola

Enredo:
Lucíola é um romance escrito por José de Alencar, publicado em 1862.

Paulo possuía um grande amigo de infância que se chamava Dr. Sá,  na festa da Glória ele avista uma bela jovem, e descobre que ela é a cortesã mais bela da cidade, Lúcia.

Se passaram mais ou         menos um mês e Paulo ainda pensava em Lúcia, resolveu então ir até a sua casa. Quando chega na casa de Lúcia passa a sua noite conversando com ela e se sente bobo de não ter usufruído mais da cortesã. No dia seguinte Paulo retorna a casa da cortesã consegue possuí-la fazendo Lúcia chorar. Paulo percebe algo diferente quando tenta pagar pelo seus serviços a cortesã recusa o seu dinheiro. Passado algum tempo Lúcia e Paulo começam a morar juntos, mas o boato da sociedade era que Lúcia sustentava o homem e que ele proibia ela de frequentar lugares que ela costumava ir. Paulo se enfurece com os boatos e Lúcia volta a frequentar seus antigos ambientes mas não se entregava aos homens.

Lúcia revela o seu passado para Paulo, quando tinha quatorze anos seus pais e família caíram de cama, foi nesse momento que ela conheceu seu vizinho rico senhor Couto, que lhe deu dinheiro para ajudar sua família em troca de sua inocência. Seu pai sabendo de onde veio o dinheiro que fizera com que sua família se cura-se, expulsa Lúcia de casa. Logo então ela conta que na verdade o seu nome não é Lúcia e sim Maria da glória. Lúcia era uma amiga com que Maria da Glória foi morar, depois que ela morreu, ela adotou o nome. Logo após Lúcia vai morar numa casa simples com sua irmã mais nova Ana, pressentindo sua morte pede que Paulo se case com Ana pois era uma maneira de perpetuar seu amor pelo Paulo. Ele diz que vai cuidar de Ana como se fosse sua filha. A cortesã estava grávida de Paulo e o feto acaba morrendo, ela se recusa a expelir o feto e acaba morrendo nas mãos de seu amado.

Elementos Narrativos:

Personagens

Lúcia, a cortesã da cidade, ela sentia um angustiante sentimento de culpa por ser uma cortesã, ela possuía duas personalidades, Lúcia a cortesã sedutora e Maria da Glória a menina inocente.

Paulo, de Pernambuco tenta se estabelecer no Rio de Janeiro, é o Narrador da história.

Dr. Sá e Cunha, amigos de Paulo, vêem Lúcia apenas como uma prostituta.

Couto, velho que se aproveita da inocência de Lúcia.

Nina e Laura, são cortesãs.

Rochinha, um jovem libertino de 17 anos.

Ana, irmã de Lúcia, foi internada num colégio onde recebeu educação paga pela a irmã.

Jacinto, cuidava dos negócios de prostituição.

Espaço:

A história se passa no Rio de Janeiro, e vai passando pelos bairros e ruas da cidade.

Narrador:
Quem narra a história é Paulo que também faz parte da história e é protagonista. Narrador autodiegético.

Linguagem:

Culta, possuí estrangeirismo e intertextualidade.

Cortesãs X Profissionais do sexo

Lucíola é um livro que critica a sociedade na época, as mulheres eram submissas, deviam ser puras, e se fossem cortesãs a única saída era a morte. Lúcia  era a cortesã mais bela da cidade, porém se sentia culpada e busca a autopiedade se relacionando com Paulo. Trazendo para os dias atuais, não temos mais esses costumes enraizados na sociedade da época, de mulher pura e submissa mas o que ainda perpetua é o preconceito com as profissionais do sexo . Porém nos dias atuais elas se casam, possuem famílias não há a condenação de como existia na época. Quando o livro foi publicado a mulher era desvalorizada, não tinha união, não tinha direitos, os casamentos eram arranjados, hoje em dia muita coisa mudou com os diretos da mulher, somos mais livres mas ainda há o preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com