TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: Nova ordem mundial? A Doutrina Trump

Por:   •  18/4/2018  •  Resenha  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA [pic 1]

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CENTRO DE HUMANIDADES – CAMPUS III

DISCIPLINA: GEOGRAFIA POLITICA E GEOPOLITICA

DISCENTE: JARDELLY SANTOS PIA

TRABALHO APRESENTADO A PROFESSORA MICHELLE KELY, COMO REQUISITO AVALIATIVO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA POLITICA E GEOPOLÍTICA.

GUARABIRA/PB

2017

Resenha critica

CONTIPELLI, E. Pós-Nova Ordem Mundial? A “Doutrina Trump”. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/pos-nova-ordem-mundiala-doutrina-trump-14jho9kfc6c01pvml6rpqbpcc.

BATISTA, H. G. Análise: Trump tenta impor uma nova ordem mundial. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/analise-trump-tenta-impor-nova-ordem-mundial-20839978

Os presentes textos retratam a interação econômica dos EUA com os demais países no mundo; retrata como se deu essa interação e como ele mudou e tende a mudar ainda mais, a partir da gestão de Donald Trump.

Com o EUA ocupando o lugar de potência hegemônica entre o mundo capitalista, e a partir da década de 90, quando os países propulsores do socialismo entram e colapso; O EUA passa a ser a grande potência econômica e politica do planeta.

Com o avanço da globalização e com o aumento progressivo do capitalismo mundial e consequentemente o aumento das problemáticas ambientais, causam uma reconfiguração das relações de poder entre os países do mundo. A partir dessas novas reconfigurações e com uma forte crise no âmbito mundial, começa-se uma interação entre as grandes potências mundiais, como os Estados Unidos e países da Europa, iniciando-se assim a multipolaridade mundial. E Com essa multipolaridade, países emergentes tentam se afirmar diante da economia e poder mundial; como é o caso da China.

Diante dessa nova dinâmica econômica mundial, os EUA tenta reafirmar sua hegemonia através de acordos com outros países. Como é o caso do tratado TPP( Acordo de Associação Transpacifico), que se tornou o maior acordo de livre comércio do planeta, e entre outros, que voltam aos poucos a dar destaque ao Estados Unidos

Mas todo esse esforço iniciado no governo de Barack Obama, vai por “água a baixo” com a eleição de Donald Trump; que já em seus primeiros dias de governo já faz grandes modificações na dinâmica econômica do país, e tornou os Estados Unidos mais fechado. Na sua primeira semana de governo Trump já retirou os EUA do acordo do TPP, fechou as portas do país para imigrantes; e deu declarações polemicas como a de que a globalização era prejudicial para o país; globalização essa que o EUA  tanto defendeu e tanto se beneficiou.

Essa postura de Donald Trump faz surgir várias incertezas e questionamentos sobre a postura econômica e social dos Estados Unidos daqui pra frente. Ocasionando assim, um enfraquecimento dos EUA como potência mundial; abrindo ainda mais espaços para países emergentes que a cada dia mais se estruturam e investem na economia mundial. E a grande aposta para preencher o vácuo que os Estados Unidos vêm causando é a China; que vem crescendo e investindo cada vez mais.

Podemos evidenciar que tudo visto nos textos retratam uma realidade atual e que prevê uma realidade futura, a qual dificilmente poderia se acreditar a alguns anos passados, uma realidade em que os Estados Unidos perdem sua hegemonia, depois de anos a frente do grande poder econômico mundial. E que a nova dinâmica que o mundo está prestes a passar trará consequências boas e ruins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com