TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre geologia

Ensaio: Respostas a perguntas sobre geologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Ensaio  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

1- Qual é a estruturação da Terra? E quais são as características físicas dessas unidades que estruturam a Terra?

O planeta Terra pode ser estruturado da seguinte forma:

CROSTA: Porção mais externa, de característica sólida e espessura < 60 Km.

MANTO: Divide-se em Manto Externo e Manto Interno e apresenta um aspecto plástico (transicional)

NÚCLEO EXTERNO: Líquido

NÚCLEO INTERNO: Sólido

2- Como é possível conceber a composição da Terra? Essa concepção é fácil ou complexa? Por quê?

Definitivamente não é nada trivial definir a composição da Terra. Várias linhas de estudos foram necessárias para se chegar a uma teoria que abarcasse a possível composição e estruturação do planeta, dentre elas podendo-se destacar a contribuição da Geofísica e da Geoquímica. A geofísica parte para as ondas sísmicas, onde o comportamento desta onda é analisado ao atravessar variados meios. Diante desta análise, é proposto um modelo.

A geoquímica, por sua vez, contribui com o estudo da composição dos meteoritos achados aqui na Terra como meio de viabilizar um comparativo do que seria a porção interna do planeta.

3- Os peridotitos são rochas ultramáficas que podem explicar a composição do manto? Por quê?

Os peridotitos são compostos por minerais de alto ponto de fusão, como as Olivinas (Série Bowen). Dessa forma, no processo de diferenciação magmática, estas rochas possivelmente foram as primeiras a se formarem, guardando forte relação com as características principais do manto.

4- Explique sucintamente a teoria planetesimal da origem da Terra?

A teoria planetesimal defende que o planeta Terra estruturou-se a partir de múltiplas colisões e acrescimento de planetesimais (espécie de fragmento) ocasionado pela atração gravitacional.

5- Quando a Terra assumiu as suas características de crosta e oceanos? Como foi a passagem da fase de planetesimal para a crosta como ela se encontra na fase atual?

A Terra estruturou-se, semelhante ao que conhecemos hoje, a partir do Arqueado (3,8 Ga). Foi um processo constante de perda de calor, que levou a um resfriamento acompanhado da perda de gases tóxicos e vapores. Neste processo ocorreu uma longa etapa de diferenciação que originou a Crosta e permitiu o surgimento dos oceanos, que, naquele período, possuía gases e ácidos como o CO2, HCl e SO2. Com aparecimento de algas sintetizadoras de O2 e reações com carbonatos e avaporitos, esta composição alterou-se e atingiu o equilíbrio atual.

6- Descreva sucintamente a evolução da atmosfera primitiva para a atmosfera atual?

No processo de resfriamento os gases que compunham a atmosfera eram tóxicos, deferentes do que conhecemos hoje. Com o surgimento de microorganismo nos oceanos que produziam O2, grande quantidade de compostos químicos foram oxidados num primeiro momento nos oceanos e posteriormente o O2 atingiu a atmosfera e no Siluriano (quase 3Ga após o início) atingiu o estágio que permitiu a vida mais complexa.

7- Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com