TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos sólidos como problema social e exemplo

Por:   •  29/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

O lixo é sem dúvidas um problema urbano de âmbito mundial, todos os países, principalmente os emergentes tem problemas ao lidar com os resíduos sólidos que os mesmos emitem. Muitas vezes não existe o descarte correto e tal fato causa problemas como: Promover o aumento de doenças e vetores, contaminar o ambiente, comprometer a qualidade de vida, entre outros problemas; já que os aterros sanitários não são ecologicamente corretos e muito menos eficazes para o real descarte desse material.

Um exemplo claro do problema urbano que é a má gestão de resíduos sólidos é a Cidade Estrutural, localizada em Brasília DF. A cidade satélite em questão no plano inicial, em 1960, era um aterro sanitário o qual estava destinado todos os resíduos sólidos da capital federal. Imigrantes de diversas partes do pais que buscavam se fixar na nova cidade construíam moradias precárias para o sustento vindo do lixo no próprio aterro. Os vetores, doenças e a emissão de gases são muito presente e abaixam tanto a qualidade de vida, que pela alta quantidade de resíduos, a cidade não tem recursos hídricos, postos de gasolina, entre outros básicos.

O governo de Brasília reconheceu o aterro como uma cidade satélite em 2011, apenas como uma solução não definitiva para o problema, já que todos os projetos de urbanização são de caráter ineficiente e a precariedade ainda faz presença no local. Cidade estrutural é retrato pintado pelo caos que revela não só a má gestão de resíduos sólidos, que ainda são parte do sustento de muitos dalí, mas a crescente violência urbana em seus dados alarmantes e uma população que sofre com a desigualdade social de ter quinze quilômetros de si uma das regiões mais ricas do estado, o Lago sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com