TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Geral De Geografia 3° Ano

Exames: Revisão Geral De Geografia 3° Ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 10

Poder e tecnologia

Globalização-aumento significativo dos fluxos de informações, mercadorias, capital, serviços e pessoas, em escala global, que constituem as chamadas redes, materiais (transporte) ou virtuais (internet).

A integração de economias, culturas, línguas, produção e consumo, através das informações, transformou o mundo em uma aldeia global.

A grande novidade foi a revolução dos dois meios de transporte e nas comunicações-fator fundamental para que se estabelecesse uma economia globalizada.

A economia-mundo começou a dar seus primeiros passos quando as empresas transnacionais cruzaram as fronteiras dos Estados nacionais, deslocando o seu capital para atender a seus interesses econômicos, sempre que um lugar apresentasse maiores vantagens.

A parte cruel da atual fase do capitalismo financeiro é a globalização da pobreza. Há uma diferença cada vez maior entre ricos e pobres, sejam pessoas, regiões ou países.Verifica-se um gradual empobrecimento da população, mesmo nos países desenvolvidos.

A mesma tecnologia que trouxe conforto e melhoria de vida ás pessoas reduziu os postos de trabalho. A demanda por mão-de-obra qualificada aumentou e a oferta para trabalhadores sem o preparo necessário diminuiu.

Recursos x Tecnologia

Qual é o conceito de potência hoje em dia? São os países que possuem produção industrializou, quem sabe, aqueles que detêm os recursos naturais do planeta?

Não, um país é uma potência quando controla boa parte da tecnologia utilizada no planeta ou, ainda, quando mantém diversos países sob sua dependência financeira.

O fato de um país ter um vasto parque industrial não o torna uma potência, principalmente quando se sabe que a maior parte das indústrias é originária dos países ricos.

Deter os recursos naturais é um privilégio, contudo, mesmo um recurso importante pode não beneficiar a população do país onde se situa.

Repensando as ideias sobre globalização

O Conceito de globalização está atrelado ao desenvolvimento econômico e tecnológico do período atual. Desde que URSS ruiu e o socialismo real chegou ao fim, o pensamento único passou a predominar. Os ideais de coletividade foram paulatinamente substituídos pela visão do individualismo e pela busca frenética pelo sucesso.

Rapidez e integração são as palavras de ordem. Na era da globalização, a ideia é a de que as distâncias foram relativizadas pelos avanços nos transportes e nas comunicações. Grande parte das transações comerciais e financeiras são resolvidas sem a presença física dos indivíduos. No mundo virtual , tudo ocorre com mais rapidez e com custos mais baixos. No entanto, para que o alcance dessas tecnologias seja, de fato, global, os equipamentos devem ser disponibilizados para todos. É justamente aí que nos deparamos com uma falsa ideia de globalização - a da interligação do planeta.

Tecnologia bélica

Uma das formas de dominação mais controversas é o poder bélico. Os países que mais produzem armas têm a intenção do negócio e da intimidação para manter ou criar um poder sobre os demais.

A Segunda Guerra Mundial pode ser considerada um marco no desenvolvimento da tecnologia bélica. Em ambos os lados beligerantes, assistiu-se a uma verdadeira exibição de investimentos neste setor.

Os aviões com maior autonomia e facilidade de ataque, os tanques, os porta-aviões e aquela que se tornou o fim da Guerra para o Japão - a bomba atômica. As bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, podem também ser encaradas como o início da Guerra Fria, uma vez que, na Conferência de Potsdam, em que as nações vencedoras decidiram o futuro da Europa e, em particular, da Alemanha, a animosidade era notória. O recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, soube que o teste nuclear feito no deserto dos Estados Unidos havia sido "um sucesso". Com base nessa informação, o seu discurso na conferência recrudesceu e ganhou um ar de intimidação sobre a URSS de Stálin. Na verdade, as duas nações -EUA e URSS -, aliadas na Segunda Guerra Mundial, estavam agora travando uma nova disputa que duraria décadas e que seria chamada de Guerra Fria.

A evolução bélica na Guerra Fria

A Guerra Fria foi marcada, sobretudo, pela disputa militar entre as superpotências da época: EUA e URSS. A evolução dos armamentos chegou ao ponto de colocar em risco a vida do planeta, caso as superpotências entrassem em um conflito direto.

O temor que uma nutria pela outra criou o que se chamou de "Equilíbrio do Terror", pois, diante da iminência de uma nova guerra, as superpotências evitavam o confronto direto, daí o surgimento do termo Guerra Fria.

As superpotências também criaram pactos militares para gerar alianças de ajuda mútua em caso de ataque. A primeira aliança militar criada foi a OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte - em 1949. Em 1955, foi criado o Pacto de Varsóvia, aliança militar socialista, sob o comando da URSS.

Durante a Guerra Fria, as armas convencionais e nucleares ganharam maior alcance e também maior poder de destruição. As notícias sobre uma nova arma eram divulgadas com entusiasmo e clima de propaganda. A hegemonia tão buscada levou às pesquisas espaciais. A conquista do espaço era mais do que uma pesquisa científica, ela simbolizada a supremacia tecnológica e também a possibilidade de espionagem por satélites artificiais.

Na corrida espacial, os soviéticos saíram na frente e colocaram o primeiro homem no espaço. No dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta Iuri Gagarin, a bordo da nave Vostok 1, deu uma volta completa ao redor do planeta. É dele a frase que entrou para a História: " A Terra é azul."

Os Estados Unidos não podiam ficar para trás na corrida espacial e investiram muito dinheiro na NASA para que os estadunidenses conquistassem um feito maior que o dos soviéticos. A resposta veio em julho de 1969, quando os Estados Unidos conseguiram colocar os primeiros homens na Lua.

A missão de Apollo 11 foi um sucesso. O astronauta Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua e proferiu a seguinte frase: " Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade."

Esses foram os primeiro passos para uma jornada que não pararia mais. Foram naves e ônibus espaciais até a construção de uma estação espacial para receber os cosmonautas, além dos inúmeros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com