TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ricardo Ferrari

Bibliografia: Ricardo Ferrari. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Bibliografia  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

CAIO CÉSAR RODRIGUES PARIS

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM I

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

2013

Brincadeiras de criança, s/d

Ricardo Ferrari ( Brasil, MG, 1951)

Ricardo Ferrari retrata em suas obras “ o ato de brincar e jogar que torna o indivíduo capaz de pensar, imaginar, interpretar e criar, aspectos estes, que propiciam autonomia, iniciativa, concentração e análise crítica para levantar hipóteses acerca dos fatos, bem como nos ensinam a respeitar regras e vivenciar conflitos competitivos.”

O objetivo de fazer o curso de Pedagogia veio através da exigência da Prefeitura de Belo Horizonte, onde todos os Educadores Infantis deveriam ser Licenciados em Pedagogia mesmo já tendo a formação no Magistério.

Iniciei o curso em um outra Instituição de ensino do qual o polo não foi aprovado pelo MEC, perdi um ano e meio de curso porque decidi parar já não tínhamos a garantia de que receberíamos o diploma. Escolhi a UNIUBE através de indicação de colegas de trabalho que já se formaram nesta instituição.

A principio, iniciei meus estudos me sentindo “forçada”, hoje minha visão mudou completamente. Compreendi que a Pedagogia faz parte da minha vida e só tem a acrescentar em meus conhecimentos teóricos e meu fazer pedagógico.

Movida pela paixão pelo saber, pela busca do crescimento de meus alunos como seres que podem “desenvolver habilidades e competências necessárias para conviver em um mundo constante de mudanças” (DELORS,2003), que hoje aprendi não somente gostar da Pedagogia mas respeitar os saberes adquiridos a cada etapa que com certeza me tornarão uma profissional qualificada.

A 1ª Etapa teve inicio no dia 27/03/2010. Fomos recebidas pela preceptora Cristiane Abdo. O primeiro Seminário de Integração foi ministrado pelo professor Adair José da Rocha sobre a História da Educação, demonstrando ter um grande conhecimento teórico, dominando o assunto com maestria. O mesmo articulou sobre o ser humano e suas dimensões , um assunto muito importante para o entendimento do desenvolvimento humano. No 2º dia o professor Adair falou também sobre “ A Dimensão Biológica dos seres vivos”, sobre o desenvolvimento humano, desde a fecundação ao nascimento. Recordo-me da emoção do professor ao passar um vídeo demonstrando cada fase da gestação até o parto, permitindo que lágrimas caíssem sobre seu rosto. O segundo Seminário aconteceu no dia 12/06/2010, sendo iniciado pela professora Maricélia com o tema “Concepção do desenvolvimento humano”. Tendo sequência com o professor Adair com o tema “Processos Históricos da educação, dizendo ser importante que o professor conheça os processos históricos, para que o educador se situe e compreenda como a infância foi e é conceituada e qual é o seu papel na construção da infância. O segundo dia do Seminário foi com a professora Mariângela de Bessa Chácara com o tema “Concepção de Infância”, abordando sobre o que deseja uma criança. Será que nós educadores respeitamos o desejo de nossos alunos? O segundo momento foi com a professora Geisa Maria Batista onde nos explicou sobre a diferença de textos narrativos, descritivos, argumentativos, resenha, resumo, dissertação, tese e a importância de compreender o que estamos lendo levando em conta cada detalhe da escrita. As oficinas de apoio à aprendizagem foram muito enriquecedoras, assistimos ao filme Sociedade dos Poetas Mortos, tivemos dinâmicas que nos levaram a refletir sobre nossa infância , as brincadeiras que mais gostávamos, a primeira professora, o primeiros colegas, etc.. Refletimos sobre a música “Caçador de mim”, de Milton Nascimento, que nos levou a pensar no ser humano e suas dimensões. A refletir sobre: O que é o homem? O que faz, ás vezes, ser doce ou atroz? Nos faz pensar no homem como um ser em constante transformação. Ouvimos a história do Pintassilgo e as rãs, de Rubem Alves (segue em anexo) que serviu para um paralelo entre a educação na antiguidade e a educação contemporânea.

A 2ª Etapa teve inicio no dia 18/09/2010, com o Seminário abordando o tema História da Educação Brasileira, ministrado pelo professor Adair José da Rocha, dando ênfase a importância de se conhecer o passado para compreendermos o presente e os novos pensamentos que nos levam a prevê o futuro. Discorreu sobre os pensadores brasileiros mais importantes, da década de 80 e 90, Rubem Alves e Dermival Saviane. Este primeiro dia de Seminário deu continuidade com a professora Geisa Maria que articulou sobre o tema “Crescimento , desenvolvimento e fazes evolutivas, dando ênfase ao historiador Freud e suas fases de desenvolvimento psicossexual . Para Freud (1856-1939), nada era por acaso. Todo comportamento humano é orientado pelo impulso sexual, libido e prazer. Para este historiador aprender envolve relação com o outro. O aprendizado esta na relação professor-aluno. Citou também O Complexo de Édipo. O 2º dia do Seminário foi com o professor Adair José da Rocha com o tema “ Gestão Educacional” em uma perspectiva histórica e suas implicações na identidade do Educador - Gestor atual, iniciando sua aula com o vídeo sobre Napoleon Hill, que escreveu sobre a “Filosofia do Sucesso” no livro “ A lei do triunfo”. A capacidade de controlar a mente, para Napoleon era a coisa mais poderosa que a riqueza. Depois do controle da mente, vem o objetivo principal, “o propósito na vida”. Quem tem propósito tem a capacidade de fazer qualquer coisa para alcançar seus objetivos. (Segue foto em anexo). O Seminário teve continuidade com a professora Mariângela Bessa Chácara, discorrendo sobre o tema Projeto Político Pedagógico; caminhos para a democratização da escola: metodologia do Projeto Político Pedagógico. Ressaltou que um dos princípios fundamentais da escola, e, portanto, do projeto político pedagógico é o principio da autonomia e esta autonomia se divide em quatro dimensões, sendo elas; jurídica, pedagógica e financeira. O segundo Seminário da etapa teve inicio no dia 24/10/2012 com o tema “Alfabetização e Letramento , com a professora Cíntia Araujo. “ O educando precisa vivenciar um ambiente letrado e alfabetizador para que possa perceber o processo de aprendizagem da lecto - escrita como um ato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com