TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eitinho brasileiro, mazelas históricas e cultura jurídico-tributária. Autor: Sergio Ricardo Ferreira Mota

Resenha: Eitinho brasileiro, mazelas históricas e cultura jurídico-tributária. Autor: Sergio Ricardo Ferreira Mota. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Jeitinho brasileiro, mazelas históricas e cultura jurídico-tributária

[14 x 21]

Jeitinho brasileiro, mazelas históricas e cultura jurídico-tributária

Autor: Sergio Ricardo Ferreira Mota

ISBN: 978-85-7474-587-9

Páginas: 144

Peso: 160g

Ano: 2012

Este livro revela o “jeitinho brasileiro” como comportamento “natural” de resolver todo e qualquer problema que porventura se apresente em relação ao pagamento de tributos, com a consequente sonegação fiscal, ilegalidades, fraudes, corrupção etc. Através de uma análise que permeia a antropologia cultural, a sociologia política e o campo jurídico, especialmente o direito tributário.

O “levar vantagem em tudo” aparece na cultura jurídica brasileira, não apenas como uma questão cultural, mas inclusive como um problema social e político ao longo da história nacional. Não que este “drible” seja uma exclusividade brasileira, pois aparece em todas as partes do mundo. Na essência de sua proposta para este escrito o autor preocupa-se mesmo é com a impunidade que cerca essa desonesta esperteza em nosso país.

É com autoridade e competência que Sergio Mota - autor também de Imposto sobre Grandes Fortunas no Brasil, com edições em português e espanhol - nos conduz pelas agradáveis páginas desta obra, abordando um tema tão presente em nossa vida.

Com o conhecimento e o espírito arguto dos que têm a pesquisa como vocação, Sergio Mota demonstra, com seriedade e riqueza de informações, o apelo por uma nova cultura social, capaz de superar as incongruências de velhas práticas comportamentais, quer por parte de cidadãos fraudulentos e corruptos, quer por parte de um Estado omisso e opressor a serviço historicamente das minorias privilegiadas.

Enfim, o autor está de parabéns por trazer a lume um pequeno grande livro, atual e relevante, para todos aqueles que lutam por uma ética cidadã, bem como por um compromisso e responsabilidade comum pela vida pública.

Dr. Antônio Carlos Wolkmer.

Professor Titular do Departamento de Graduação e Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina.

[...] o trabalho de Sergio Mota é valioso e merece uma leitura cuidadosa, pois faz meditar sobre um dos mais notáveis caracteres da vida brasileira. Recomendo-o, por sua pesquisa, sua atenta percepção do fenômeno e a original reflexão que faz acerca do jeitinho brasileiro, quem sabe um conceito hoje mais negativo que positivo do chamado temperamento nacional.

Dr. Ubaldo Cesar Balthazar.

Professor de Direito Tributário do Departamento de Graduação e Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina.

O Autor

Sergio Ricardo Ferreira Mota é Mestrando em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Direito Tributário pela UFSC, Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Analista Jurídico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com