TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Igneas

Trabalho Universitário: Rochas Igneas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTAS LISTA-V

1) a) A composição química de uma rocha, diz os elementos químicos que a formam. Já a composição modal (mineralógica), diz os minerais que compõem a rocha.

b) O parâmetro utilizado para nomear uma rocha é a composição MODAL. Ou seja, a composição mineralógica.

c) Mineral essencial é o mineral que dar nome a rocha; recebe esse nome por ser o minera presente, em maior quantidade, na respectiva rocha. Por sua vez, acessório de uma rocha é o mineral ou os minerais presentes na mesma, em menor quantidade.

2) a) Magma é um liquido inorgânico silicatado (Si, O), gerado a elevadas temperaturas.

b) NÃO, pois o magma não possui mineral.

c) os elementos químicos mais comuns no magma são: O, Si, Na, K, Mg, Fe, Al e Ca.

3) Os principais tipos de magmas são: I- MAGMA BASÁLTICO; II- MAGMA ANDESÍTICO e III- MAGMA RIOLÍTICO.

I-Magma Basáltico: Ocorre tanto nos “Hosts spots”, quantos em todos os ambientes geotectônicos. Seus principais elementos químicos são: Fe, Mg e Ca em maior quantidade, e em menor quantidade, Na, K, Si e Al. Este tipo de magma possui elevada fluidez.

II-Magma Andesítico: Ocorre geralmente em ambientes colisionais de margens continental ativa (Crosta oceânica com Crosta continental). Possui teores mais elevados de Si, Na, k, e teores mais baixos de Fe, Mg e Ca (comparando com o magma basáltico). Pode eventualmente ocorrer magma andesíticos em ambientes de arcos de ilha e abertura (Islândia).

III-Magma Riolítico: Ocorre em ambientes colisionais de margens continental ativa. Possui teores mais elevados de Si, Na, K Al e teores mais baixos de Fe e Mg (em relação ao magma Andesítico).

4) a) O magma basáltico possui baixa viscosidade, isso devido ao baixo teor de Si. Já o magma andesítico possui viscosidade intermediaria (em relação aos magmas basáltico e riolítico). Por sua vez, o magma riolítico possui altíssima viscosidade (em relação ao magma basáltico). Isso devido ao alto teor de si.

b) As formas dos vulcões estão diretamente associadas com o tipo de magma, mais ou menos viscoso, que está sendo expelido através do conduto vulcânico. Magmas menos viscosos geram erupções fissurais (não há formação de um cone vulcânico), geram também vulcões tipos escudos. O magma com viscosidade intermediaria, geram vulcões do tipo Estrato-vulcões e Cone Vulcânico Piroclástico. Já os magmas com alta viscosidade geram vulcões do tipo Domo.

c) O teor de sílica (Si). Quando o teor de Si é baixo, a viscosidade do magma também é baixa, e esse magma é chamado de básico (basáltico). Já quando o teor de Si é intermediário, a viscosidade é intermediaria e o magma é chamado de intermediário (andesítico). Por fim, o magma com alto teor de Si apresenta alta viscosidade, e, é chamado de Ácido (riolítico).

5) a) As rochas ígneas são subdivididas em dois grupos devido a velocidade de resfriamento do magma. O resfriamento rápido do magma gera rochas vulcânicas. Já o resfriamento lento gera rochas plutônicas.

b) O parâmetro utilizado é o tamanho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com