TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Magmaticas

Pesquisas Acadêmicas: Rochas Magmaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia do 10ºano, foi-nos proposta pôr em prática uma actividade laboratorial, com os objectivos de se observar, caracterizar, classificar e descrever várias rochas que se classificam em três grandes grupos: rochas sedimentares, magmáticas e metamórficas.

Foi-nos proposta esta actividade, visto que iniciamos um novo capítulo “As Rochas”, cuja sua história é, muitas vezes, rica e variada. Na verdade, a Terra, ao contrário do que se possa julgar, é um planeta “vivo”, pois encontra-se em constantes transformações, quer internas quer externas. Algumas destas transformações são perceptíveis à escala humana, por exemplo a actividade de um vulcão. Outras, por serem tão lentas, como a erosão, apenas provocam modificações tão pequenas que são assinaláveis passados alguns anos ou mesmo milhões de anos.

Geologia, é a ciência que estuda a Terra, a sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma.

Em geologia, Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineralóides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau referem-se a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos.

Para ser considerada como uma rocha esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente) e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, ou seja o fenómeno geológico que forma a rocha ser suficientemente importante na história geológica para se dizer que faz parte da dinâmica da Terra.

As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, forma estrutural, ou textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos da sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como magmáticas, sedimentares, e rochas metamórficas.

A história que as rochas contêm é, muitas vezes, rica e variada. Na verdade, a Terra, ao contrário do que se possa julgar, é um planeta “vivo”, pois encontra-se em constantes transformações, quer internas quer externas. Algumas destas transformações são perceptíveis à escala humana, por exemplo a actividade de um vulcão. Outras, por serem tão lentas, como a erosão, apenas provocam modificações tão pequenas que são assinaláveis passados alguns anos ou mesmo milhões de anos.

As rochas dividem-se em três grandes grupos:

. Rochas Magmáticas

. Rochas Sedimentares

. Rochas Metamórficas

Rochas Magmáticas

As rochas magmáticas são originadas a partir da consolidação do magma, sendo que através de sua textura pode-se determinar as condições geológicas em que estas rochas se formaram. Ao saber a textura, consegue-se determinar o tamanho e a disposição dos minerais que compõem a rocha.

Quando a consolidação do magma ocorre dentro da crosta terrestre, de modo a que o arrefecimento seja lento dando condições para que os cristais se desenvolvam sucessivamente, as rochas originadas deste processo são denominadas rochas plutônicas. A textura deste tipo de rocha é geralmente equigranular fanerítica, significando que os minerais que a constituem possuem uma boa formação e um tamanho considerável.

Em condições onde ocorra o extravasamento do magma na superfície, passando do estado líquido para o gasoso num pequeno intervalo de tempo, as rochas originadas serão denominadas rochas vulcânicas ou extrusivas, cuja textura será vítrea, como consequência do pequeno intervalo de tempo que impossibilita a cristalização dos minerais

As rochas podem ser consideradas ácidas, básicas ou neutras. Isto esta directamente relacionado com o teor de silício que a rocha apresenta em sua composição. Falamos em rochas ácidas quando os teores de silício forem superiores a 65%, havendo a formação de silicatos e de cristais de quartzo. As rochas neutras são aquelas cujo teor de silício vai de 52 a 65%. E por fim temos as rochas básicas onde o teor de silício vai de 45 a 52%, não havendo a formação de quartzo.

Figura 1 Texturas das rochas magmáticas (retirado de

http://www.algosobre.com.br/geografia/rochas-magmaticas.html)

Os magmas encontram-se na crosta terrestre a diferentes profundidades, em câmaras ou bolsadas magmáticas, a diferentes temperaturas de fusão as quais dependem da composição química do magma, da pressão a que está sujeito e da temperatura da rocha confinante.

Figura 2 Corte esquemático das câmaras magmáticas (Retirado de

http://domingos.home.sapo.pt/Camaras_magmaticas.jpg

Arrefecimento do magma

Estas rochas resultam do arrefecimento do magma.

Podem ser:

. Intrusivas ou plutónicas – como se formam no interior da crosta, são rochas que arrefecem lentamente. O granito é um exemplo, possuindo cristais bem visíveis. Esta rocha é constituída por três minerais: feldspato, mica e quartzo.

. Extrusivas ou vulcânicas – formam-se na superfície do planeta e o seu arrefecimento é rápido. Uma destas rochas é o basalto, este apresenta uma cor escura, é compacto e muito duro.

Exemplo de rochas magmáticas

Granito

O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos, tendo como minerais característicos frequentes moscovite, biotite e/ou anfíbolas.

A cor negra variavelmente impregnada na matriz das rochas silicatadas é conferida pelos minerais máficos (silicatos ferro-magnesianos), sobretudo anfíbolas (hornblenda) e micas (biotite), chamados vulgarmente de "carvão".

A textura das rochas silicatadas é determinada pela granulometria e hábito dos cristais, sendo a estrutura definida pela distribuição desses cristais. Composição, textura e estrutura representam assim parâmetros de grande importância para caracterização de granitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com