TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Salvador

Monografias: Salvador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 8

Salvador

Fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos é um município brasileiro, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil.

A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica no nordeste do Brasil. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna o centro da cultura afro-brasileira. Isso reflete uma situação em que se celebram práticas culturais afro-brasileiras. O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX e foi declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985.

A mistura de raças, culturas e credos, que recebeu doses generosas de alegria e sincretismo, conferiu a Salvador um astral único e arretado que atrai brasileiros e estrangeiros o ano inteiro. É no verão, entretanto, que a capital baiana ganha ainda mais brilho, com as festas populares que arrastam multidões atrás de imagens religiosas e, claro, dos trios elétricos. De dezembro até o Carnaval, são muitos os homenageados – do Senhor do Bonfim ao Rei Momo. Fiéis e foliões agradecem!

Atrativos Culturais

Pelourinho

Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro na Cidade Alta, tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. Vielas, ladeiras e largos concentram igrejas, museus, restaurantes, lojas e um vaivém de gente de Salvador, do Brasil e do mundo.

Farol da Barra

O Farol de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra, foi aberto à visitação pública - pela primeira vez em sua história - em maio de 2011. As visitas acontecem 313 anos depois de sua construção, concluída em 1698.

Com as visitas liberadas, turistas e moradores vão poder subir as escadarias espiraladas da torre de 22 metros de altura (equivalente a um prédio de sete andares) e conhecer toda a estrutura do farol. Por lá está o maquinário francês de 120 anos, ligado diariamente - o faroleiro acende a luz ao pôr do sol e desliga ao amanhecer. A luz pode ser vista a 60 quilômetros de distância, orientando embarcações. Do alto do farol, a vista de 360 grais descortina a Baía de Todos os Santos e o mar aberto do Oceano Atlântico.

Considerado o mais antigo farol da América, a obra é um marco turístico e histórico da Bahia. Ele faz parte do conjunto arquitetônico do complexo militar do Forte de Santo Antônio da Barra, que abriga também o Museu Náutico.

Igreja do Bonfim

A igreja do Senhor do Bonfim não é a mais bonita, mas com certeza, é a mais famosa de Salvador em função da tradicional “Lavagem do Bonfim”, comemoração marcada pelas baianas jogando água nos degraus do templo em uma festa que dura o dia inteiro, animada por blocos de afoxé. Concluída em 1772, a igreja tem fachada em estilo rococó coberta de azulejos portugueses do século 19. A decoração do interior é neoclássica, destacando-se a pintura do forro da nave feita por Antônio Joaquim Franco Velasco; e os painéis da sacristia e dos corredores laterais de autoria de José Teófilo de Jesus. No altar-mor, impressiona a imagem de Cristo trazida de Portugal em meados do século 18.

A origem da fitinha do Senhor do Bonfim remete a uma tradição de mais de 200 anos. De acordo com a história, um tesoureiro da irmandade do Senhor do Bonfim tinha o hábito de usar uma fita que, originalmente, tinha a medida do comprimento do braço direito da imagem do Senhor do Bonfim. Daí vieram os três nós, os pedidos... na grade do adro, uma infinidade de fitinhas colore o cenário, deixando o ambiente ainda mais alegre e tipicamente baiano!

Além destes pontos turísticos,existem o Forte de São Marcelo,Igreja e Convento de São Francisco,Solar do Unhão,Forte de Santo Antônio da Barra,Palacete das Artes,Nossa Senhora da Conceição da Praia,Candomblé,Dique do Tororó,Elevador Lacerda,Mercado Modelo,Nossa Senhora do Rosário dos Pretos,entre outros locais.

Artesanato

O Mercado Modelo de Salvador é um dos melhores lugares na cidade para se apreciar e adquirir peças de artesanato. Ele oferece uma grande variedade de peças em madeira, pedras semipreciosas, rendas e tecidos, esculturas e lembranças da Bahia. São 259 boxes com o que há de melhor no artesanato baiano, além de dois restaurantes e bares com bebidas típicas e tira-gostos.

Outro local de importante expressão artística é o Instituto de Artesanato Mauá, que reúne trabalhos de artesãos de diversas comunidades do estado. Entre os destaques, os trabalhos em madeira e cestaria, mas lá tem de tudo, desde simples colares e enfeites, até grandes móveis e espelhos.

Gastronomia

Salvador oferece uma gastronomia diversificada, desde a tradicional cozinha baiana (Acarajé,Vatapá,Moqueca original Baiana,entre outros deliciosos pratos típicos) com os mais famosos e apetitosos acarajés, à cozinha internacional. Na capital baiana você encontra uma enorme variedade de especialidades gastronômicas. Restaurantes italianos, chineses, tailandeses, portugueses e outros, não ficando a dever a nenhuma grande metrópole brasileira. No Pelourinho e no bairro do Rio Vermelho está a maior concentração de restaurantes e bares da cidade.

Religião

Salvador em termos de religião é conhecida por ter 365 igrejas católicas, uma para cada dia do ano, além do sincretismo religioso, onde o catolicismo convive junto ao candomblé. O número de evangélicos vem crescendo a cada ano, já respondendo por 15% da população soteropolitana. Possui ainda um percentual significante de espíritas, e de pessoas não-religiosas. No Brasil, o Primaz é o Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Literatura

Gregório de Mattos, nascido em Salvador em 1636, foi educado pelos jesuítas. Ele se tornou o mais importante poeta barroco no Brasil colonial por suas obras religiosas e satíricas. O Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa em 1608, mas foi criado e educado no colégio jesuíta de Salvador e morreu na cidade em 1697. Seus sermões eruditos lhe renderam o título de melhor escritor do idioma português no estilo barroco.

Após a Independência do Brasil (1822), Salvador continuou a desempenhar um papel importante na literatura brasileira. Significativos escritores do século XIX associados da cidade incluem o poeta romântico Castro Alves

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com