TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serra Geral

Exames: Serra Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

A Serra Geral é uma formação natural localizada na região centro-sul do Brasil, estendendo-se também além das fronteiras dos vizinhos Paraguai, Uruguai e Argentina. É parte integrante desta série de cadeias montanhosas as serras gaúcha e catarinense. Sua área é de 17300 hectares, repletas de formações originadas a partir de intensas atividades vulcânicas que ocorreram há milhões de anos. Destas atividades vulcânicas teria origem o Planalto Sul-Brasileiro, de vegetação heterogênea e palco de diversas nascentes de rios cristalinos. Há mais de 60 cânions em todo seu terreno, destacando-se os de Malacara e Fortaleza.

O clima é Temperado, sem período de seca. As temperaturas médias estão entre 18 a 20º C, com máxima de 34 a 36º C e mínima de - 8 a – 4º C. A pluviosidade anual está entre 1500 e 2000 mm

O relevo de SC é acentuado por montanhas e vales profundos, e o do RS é caracterizado por coxilhas e vales pequenos. Assim, as ondulações suaves são imediatamente substituídas por paredões verticais de rochas basálticas. O principal material constituinte das elevações da Serra Geral é o basalto e o basalto-andesito, sendo que na vizinha formação de Aparados da Serra o componente predominante é uma rocha conhecida como riolito havendo também outra de nome riodacito.

Existem na unidade a Floresta de Araucária, os Campos e a Mata Atlântica, assim como as zonas de transição entre elas. Na Floresta de Araucária observa-se o pinheiro-do-paraná, a aroeira, o carvalho, a caúna e o pinheirinho-bravo. Nos Campos predominam as gramíneas e, na Mata Atlântica, destacam-se várias espécies como: a maria-mole e a cangerana. Há também a flor-símbolo do Rio Grande do Sul, característica: a brinco-de-princesa.

A vegetação é cortada por vários rios de pouca profundidade, mas perenes, como o Cachoeira, o Bonito, o Porteira Velha, o Pai José e o Costão Novo

Já a fauna da Serra Geral é composta do lobo-guará, da suçuarana e do veado-campeiro, avistados apenas nos locais de mais difícil acesso; e também outros, como o puma americano, também chamado de leão-baio, raposas, graxains, gambás, tatus, bugios, etc. Dentre as aves encontram-se a gralha-azul, o papagaio-charão, periquitos, e ainda alguns ameaçados de extinção, como o gavião-pato e a águia-cinzenta.Merece menção também a existência de cobras peçonhentas (venenosas).

Com o objetivo de ampliar a preservação dos mais importantes cânions brasileiros, foi aprovada em maio de 1992 a criação do Parque Nacional da Serra Geral nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esta unidade é, na constituição de áreas de preservação brasileiras, um apêndice do chamado Parque Nacional Aparados da Serra, formando uma área de conservação ainda mais ampla.

Assim, devido à instalação deste Parque Nacional, a lei dispõe que é proibida a alteração de área qualquer do parque sem aprovação prévia do Congresso Nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com