TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serrado Brasileiro

Projeto de pesquisa: Serrado Brasileiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 6

O Cerrado brasileiro

1. Apresentação da região

O Estado do Mato Grosso está localizado a oeste da região Centro-Oeste e a maior parte de seu território é ocupado pela Amazônia Legal, sendo o extremo sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. Tem como limites: Amazonas, Pará (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O). Sua Capital é Cuiabá. Apresenta uma população de 3.075.862 (estimativa de 2011) com área (em km²) de 903.357. A Densidade Demográfica (habitantes por km²) é 34. O Estado é dividido em 141 municípios. Mato Grosso tem um fuso horário de -4 horas em relação da hora mundial GMT.

A economia dessa grande unidade federativa brasileira está em constante ascensão e, em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) mato-grossense atingiu a marca de 42,7 bilhões de reais, correspondendo a 1,6% do PIB nacional; no âmbito regional, sua participação foi de 18,1%. A participação das atividades econômicas para o PIB de Mato Grosso é a seguinte:

Agropecuária: 28,1%, indústria: 16,4% e serviços: 55,5%.

Dados geográficos:

Clima: tropical

Relevo: chapadas e planaltos na região central; planície com presença de pântanos na região oeste; planaltos residuais ao norte e depressões ao sul do estado.

Vegetação: cerrado na área leste, pantanal na área oeste e floresta amazônica a noroeste.

Ponto mais alto: Serra Monte Cristo (1.118 metros)

Cidades mais populosas: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

Principais recursos naturais: minérios, borracha e água.

Principais rios: rio Araguaia, Cuiabá, das Mortes, Juruena e Paraguai.

Principais problemas ambientais: desmatamento, poluição de rios e poluição do ar na capital e caça ilegal de animais.

1.1 Apresentação e caracterização do Cerrado

O cerrado é o principal bioma do Centro-Oeste brasileiro, é uma vegetação riquíssima com uma enorme biodiversidade, considerada essa por poetas, como a savana brasileira. Esse bioma cobre 38,29% de todo o território mato-grossense. A vegetação é composta por gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água mesmo durante a estação seca do inverno. Neste ambiente, são conhecidos, até o momento, mais de 1.500 espécies de animais, entre vertebrados (mamíferos, aves, peixes, repteis e anfíbios) e invertebrados (insetos, moluscos, etc). Cerca de 161 das 524 espécies de mamíferos do mundo estão no Cerrado. Apresenta 837 espécies de aves, 150 espécies de anfíbios e 120 espécies de répteis. Cerrado é um tipo de vegetação que compõe a fitogeografia brasileira, já ocupou 25% do território brasileiro, fato que lhe dá a condição de segunda maior cobertura vegetal do país, superada somente pela floresta Amazônica. No entanto, com o passar dos anos, o Cerrado diminuiu significativamente.

Encontra-se em uma região onde o clima predominante é o tropical, apresenta duas estações bem definidas: uma chuvosa, entre outubro e abril, e outra seca, entre maio e setembro. Abrange os estados da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além do sul do Pará e Maranhão, interior do Tocantins, oeste da Bahia e Minas Gerais, bem como o norte de São Paulo.

A vegetação predominante é constituída por espécies do tipo tropófilas (vegetais adaptados às duas estações distintas, como ocorre no Centro-Oeste), além disso, são caducifólias (que caem as folhas no período de estiagem) com raízes profundas. A vegetação é, em geral, de pequeno porte, com galhos retorcidos e folhas grossas. Apesar dessa definição generalizada, o cerrado é constituído por várias características de vegetação, é classificado em subsistemas: de campo, de cerrado, de cerradão, de matas, de matas ciliares e de veredas e ambientes alagadiços. Esse bioma já ocupou uma área de 2 milhões de km2, entretanto, hoje são aproximadamente 800 mil km². Essa expressiva diminuição ocorreu graças à intervenção humana no ecossistema.

Em geral, os solos são pobres e muito ácidos. Até 1970, o cerrado era descartado quanto ao seu uso para a agricultura, mas com a modernização do campo, surgiram novas técnicas que viabilizaram a sua ocupação para essa finalidade. Dessa forma, foi realizada a correção do solo e os problemas de nutrientes foram solucionados, atualmente essa região se destaca na grande produção de grãos, carne e leite. Embora esses sejam os grandes “vilões” ligados à devastação do Cerrado.

1.2 A importância social, cultural e econômica do BIOMA

Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com