TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Slide sobre Geografia na educação básica

Por:   •  26/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Lycia

O que é espaço geográfico:.

1º tópico ... O que isso significa:? Construir ruas, prédios, poluir rios, industrializar, guerrear, manter tradições, comercializar, realizar movimentos sociais para reivindicar melhorias e direitos, fazer turismo, passear no parque, preservar os parques, pagar impostos e entender para que eles existem, saber que convivemos com pessoas diferentes, lugares diferentes e todos têm direitos , entre muitas outras coisas que compõem o cotidiano da cidade e do campo, no planeta.

Espacialidade : é o resultado da dinâmica das relações sociedade e natureza no processo de produção do espaço geográfico, resultando disso arranjos espaciais produzidos historicamente pela sociedade, na cidade e no campo.

Para concluir esta parte ( depois da imagem ) : Captar o processo de produção do espaço como resultado constante de uma dinâmica social é muito importante, porque abre possibilidades para o aluno pensar que a sua apropriação pelo cidadão deve implicar na não aceitação da exclusão social.

ESPAÇO VIVIDO: caracteriza-se pelo espaço físico vivenciado pelo movimento e pelos deslocamentos. Ele é apreendido por meio de brincadeira e por outras formas de relação com o espaço como percurso , delimitação e organização de espaços segundo interesses individuais.

ESPAÇO PERCEBIDO: a experiência física não é a mais necessária. Nela os sujeitos utilizam as memorias de percurso e trajetos que antes precisavam ser percorrido para que eles identificassem os elementos constituintes dessa paisagem.

ESPAÇO CONCEBIDO:  começa a se desenvolvida por volta dos 11 a 12 anos de idade. As crianças estabelecem relações espaciais entre os elementos por meio da representação desses elementos , conseguem raciocinar sobre determinada área retratada em um mapa sem que a tenham visto ou conhecido antes.

Consciência do espaço corporal : 1º tópico : os esquemas corporais são a base cognitiva sobre a qual a exploração do espaço ocorrera. Os esquemas dependem das funções motoras e da percepção do espaço imediato.

2º tópico :  exemplo: quando a criança começa a se sentar , ela passa a ampliar o seu campo de visão e percepção que tem a disposição dos objetos e de seu deslocamento. As autoras descrevem que esta evolução da relação entre a criança com o espaço próximo e ressaltam que esse é um processo continuo ate que a criança consiga andar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com