TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Brasileira

Casos: Sociedade Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

Sociedade Brasileira

CULTURA – É um processo dinâmico e continuo de aquisição de novos costumes e maneiras de agir, pensar e se comportar que os indivíduos de um determinado grupo cultural vão adquirindo durante a sua existência e a sua relação com as outras culturas que os cercam.

ETNOCENTRISMO - É o hábito que os indivíduos de uma determinada cultura possuem de julgarem a sua própria cultura superior às outras, utilizando para este julgamento critérios e valores da sua própria cultura, ou seja, sem tentar entender as outras culturas dentro do contexto que elas existem.

Cultura Brasileira

Desde o descobrimento do Brasil, o povo brasileiro começou a ser formado pela mistura dos povos e das culturas já existentes no mundo, quando aqui chegaram os portugueses encontraram os índios que já habitavam estas terras com uma cultura totalmente diferente de todas as outras já vistas pelos portugueses. E foi entre o relacionamento dos descobridores com as índias que nasceram os primeiros mestiços.

Com a chegada de um grande numero de africanos trazidos nos porões dos navios para trabalharem como escravos esta mistura de raças e culturas aumentou ainda mais, porque não eram poucos os filhos de senhores poderosos com suas escravas e também de escravos com índios.

Nos séculos seguintes quando já havia uma grande porcentagem de mestiços, começaram a chegar alem dos portugueses e africanos outros povos como os italianos, alemães, holandeses, espanhóis, franceses,ingleses, e outros, que viam no Brasil uma nova oportunidade de trabalho e riqueza, aumentando assim a mistura de povos costumes e hábitos. A chegada de pessoas de outras culturas não parou mais e continua até os dias atuais, prova disso é a quantidade de chineses, japoneses e coreanos que vieram para o Brasil nas ultimas décadas.

Como o Brasil é um país com dimensões continentais e a sua população foi formada pela mistura de vários povos diferentes e também por motivos socioeconômicos, aconteceram algumas aglomerações de pessoas de mesma origem em determinadas cidades ou regiões. É por isso que podemos afirmar que não existe só uma cultura brasileira, nem só um modo de ser brasileiro, porém existe um só povo brasileiro que é formado por várias culturas, como prova disso podemos citar que ser brasileiro no Rio Grande Do Sul usando bombacha e tomando chimarrão é totalmente diferente de ser brasileiro usando poucas roupas na beira da praia no Rio de Janeiro ou no Nordeste, ou então em uma aldeia indígena na Amazônia.

A diversidade de culturas no mesmo país é muito bom, mas tem pontos negativos que é o etnocentrismo regional, no Brasil temos exemplo no pensamento de alguns cidadãos da região sul que consideram sua região como sendo um pedaço da Europa, ou seja, de primeiro mundo e o restante do país como sendo de terceiro mundo, ou em alguns paulistas e cariocas que pensam que por seus estados serem as maiores economias são melhores que os outros. Também existe etnocentrismo contra raças ou grupos culturais, alguns homens brancos ainda se julgam melhores que os negros, e algumas pessoas não respeitam a opção religiosa e sexual que as outras pessoas escolhem para seguir.

O Indivíduo e a Sociedade

A sociologia obteve uma visão de que o homem sem o contato de grupos sociais, não desenvolveriam suas características humanas, assim não sabendo se comportar perante um grupo social, visão esta que receberam discordância de alguns cientistas.

Quando passamos a viver em grupos, passamos a compreender nossos sentimentos, maneiras de agir, pensar e a se integrar na sociedade e civilização onde vive, permitindo que o indivíduo tenha personalidade própria, assim cada indivíduo se torna diferente dos outros, como por exemplo um indivíduo que nasce em São Paulo, conterá os traços sociais que o identificarão como pertencente aos seguintes grupos sociais entre outros: paulista, brasileiro, latino- americano e também apresentando características e o modo de falar da região de onde nasceu ou vive, inicializando o processo de socialização de um indivíduo.

Como processo de socialização de um indivíduo temos cinco principais agentes de socialização como: a família, a escola, os grupos de status, os meios de comunicação de massa e os grupos de referência.

Símbolos Sociais e Heróis

Todo indivíduo desde criança, passam a ter um herói, ou seja, uma pessoa na qual sua personalidade foi positivamente aceita pela sociedade, onde determinados indivíduos ou grupos, que por serem tão aceitos pela sociedade surgem a vontade de imitá-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com