TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnopólos Brasileiros

Casos: Tecnopólos Brasileiros. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Tecnopólos, é o núcleo onde se concentra as atividades de alta tecnologia, empresas, universidades, que facilitam os contatos pessoais e institucionais entre esses meios, produzindo uma economia de aglomeração ou de concentração espacial do desenvolvimento tecnológico.

Os Tecnopólos geralmente concentram grande quantidade de mão-de-obra altamente qualificada, como pesquisadores e professores universitários, geralmente com pós-graduação de alto nível e muitos especializados.

Os Tecnopólos têm como objetivo facilitar a criação e melhoramento de produtos e técnicas. Estes produtos e técnicas serão, por sua vez, absorvidos pela indústria de alta tecnologia que se instala nos mesmos lugares ou cidades.

Os primeiros tecnopolos foram criados nos Estados Unidos, e a primeira fábrica de semicondutores do País será instalada em São Carlos, no interior paulista.

TECNOPÓLOS BRASILEIROS

Tecnopólo é um termo que se descreve por ser a junção num mesmo local ou região de diversas características tecnológicas e atividade, empresas, faculdades, universidades, centros de pesquisa, pólos fabricas e indústrias que facilitam os contatos pessoais entre esses meios, produz efeito de sinergia de que podem surgir inovações técnicas e novas ideias.

Os primeiros tecnopolos foram criados nos Estados Unidos, quando a Intel, juntamente com a Universidade de Stanford, na Califórnia e a UCLA, criaram um pólo de desenvolvimento tecnológico na área de computação e informática que ficou conhecido como Vale do Silício, ou Silicon Valley.

O Vale do Silício, na Califórnia, é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de Chips, na eletrônica e informática. Abrange várias cidades do estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de San José.

A primeira fábrica de semicondutores do País será instalada em São Carlos, no interior paulista.

Considerada referência nacional em pesquisa e inovação tecnológica, a cidade abrigará a filial brasileira da multinacional Symetrix Systems, por meio de parceria da empresa norte-americana com a prefeitura local, Secretaria Estadual do Desenvolvimento e Grupo Encalso-Damha.

A área do "Vale do Silício" paulista começa na Região Metropolitana de Campinas, segue nas margens das rodovias Anhangüera (SP-330) e Bandeirantes (SP-348), passa por Ribeirão Preto e vai até São José do Rio Preto pela Washington Luiz (SP-310). A expectativa é que uma cadeia paulista de fornecedores de produtos e serviços tecnológicos seja formada nos municípios vizinhos, gerando emprego, renda e impostos, para atender às demandas da filial brasileira da Symetrix. Parte dos oito mil alunos que concluem estudos na região a cada ano passarão também a ter a possibilidade de se tornarem empresários.

É com um viés menos natural e mais induzido que cinco cidades paulistas estão se mexendo para criar um eixo de alta tecnologia no Estado. Desde julho do ano passado, os municípios de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São José dos Campos, além da capital paulista, correm para dar impulso ao que pretende ser o "Vale do Silício paulista".

A vocação tecnológica remonta à década de 1950, quando surgiu o primeiro curso da USP na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com