TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tentencias pedagógica

Por:   •  19/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Esta etapa deve Este trabalho aborda um tema de suma importa usado na metodologia de ensino pois ele tem como finalidade apresentar técnicas  de ensino que embasa nas ferramentas teórica dando um ponto de referencias ao professor afim de melhorar sua pratica em sala de aula, sendo uma pratica que consiste em concretização que melhora as condições docentes, ela se configura em concepção e pressuposto no papel da escola e na aprendizado, na relação  professor e aluno e técnicas pedagógica.

 A tendência pedagógica tem como finalidade condicionar a ordem politica que se implica em concepções do homem na sociedade sobre o papel da escola e do aprendizado em diferentes tendências pedagógico.

Este estudo esta empregado na teoria de Jose Carlos Libâneo que classifica em dois grupos de estudo que são liberais e progressistas no primeiro grupo da liberal estas incluídas as tendências Liberal Tradicional, Liberal Renovada Progressista, Liberal Renovada Não Diretiva e Liberal Tecnicista, no segundo as tendências Progressistas que são a Libertadora, Libertária e Critico-Social.

 


DESENVOLVIMENTO

.

As tendências pedagógicas Na perspectiva de LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal traz com sigo a ideia de que a escola tem por finalidade proporcionar o  desempenho do indivíduo no seus papéis sociais, que por sua vez são divididas em liberais e progressistas, que são baseadas nas mais aptidões individuais, de maneira que  o indivíduo adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe ou seja norma que estão vigentes no meio da sociedade, e que também e capaz de desenvolver sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são consideradas existindo ai uma escola que não leva em consideração as desigualdades sociais existentes. Nesta teoria existem 4 tipo de tendência  pedagógicas liberais:

         Tradicional, neste segundo quadro teórico tem por sua vez como finalidade a transmitir os padrões de normas e modelos dominantes. E os conteúdos escolares preparado, não condis com da realidade social e com a  capacidade cognitiva dos alunos ou seja o cotidiano do aluno e bem distante do dia a dia, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão em tudo. E a sua metodologia é baseada a penas em sua memorização, o que contribui para uma aprendizagem repetitiva e mecânica e exaustiva, portanto a escola  ela adotam uma filosofia clássica .

            Renovada, a renovado tem como finalidade assumir o propósito de levar ate aluno o saber aprender  de forma que construí para o  conhecimento em geral,  mas também considerando a fase do seu auto desenvolvimento tendo em vista a interação do individuo, na estrutura do ambiente, Os conteúdos  e elaborado de maneira  passam a adequar-se aos interesses em função da experiência vivida no ritmos e fases de raciocínio do aluno, que resultado  a partir dos seus interesse e necessidade. A sua proposta metodológica tem como função caracterizar os experimentos e as pesquisas. O professor deixa o seu eu  e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem para garantir um clima cada vez mais harmonioso . A aprendizagem é e baseado através da estimulação e a motivação da pratica escolar, através também do planejamento e testes experimental com isso professor passa a respeitar e também observar o que é de melhor para  atender as necessidades individuais de todos alunos.

           Renovada não-diretiva,  produz uma preocupação maior com crescimento e o desenvolvimento do alunado, e principalmente com o autoconhecimento e a realização pessoal do individuo. Os seus conteúdos escolares demostra a ter um significação induzindo para o lado pessoal, possibilitando um encontro de  interesses e motivação do aluno em sala de aula . São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. Aprender torna-se um ato interno e intransferível. A relação professor-aluno passa a ser marcada pela afetividade.

              Tecnicista, o seus método de ensino e planejar e organizado, na  aprendizagem e focado  e baseado na  profissionalização que modela o individuo que integrado ao modelo social vigente  e também os conteúdos  ganham destaque por ser  objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno.

            Tendência pedagógica progressistas tem como objetivo analisar de forma critica as realidades sociais, e nesta educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, revisando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela se manifesta em  caráter pedagógico e político ao mesmo tempo, ela se divida em três tendências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com